Palestra Equipa UAlg "O risco sísmico no Algarve - factos e mitos"

Portimão - Escola Secundária Poeta António Aleixo

Resumo: Os sismos são fenómenos naturais com elevada capacidade de provocarem destruição no património edificado, o que tem sido evidente no contexto dos sismos que têm ocorrido um pouco por todo o mundo. Assim, é importante que as populações tenham o conhecimento do risco sísmico do território que habitam, designadamente os mais jovens. Neste contexto, nesta palestra será feita uma apresentação sobre as fontes sísmicas conhecidas na região do Algarve (e envolvente marítima), a influência da geologia local no nível das vibrações sísmicas, e quais as principais medidas de redução do risco sísmico a adotar. Será dado especial relevo ao esclarecimento dos principais factos e mitos referentes a estes assuntos, no contexto da região do Algarve e à luz do conhecimento científico mais recente.

Orador: Professor João Estêvão da Universidade do Algarve

Público: Alunos do 10.º ano

Consultar informações sobre a iniciativa Equipa UAlg aqui.