Prorrogada chamada de trabalhos para o II Congresso da RNEC até 30 de janeiro

O período de submissão de trabalhos para o II Congresso da Rede Nacional em Estudos Culturais (RNEC) foi prorrogado até dia 30 de janeiro. Sob o tema “Cidadania Digital e Culturas do Contemporâneo”, o evento acontecerá nos dias 27 e 28 de abril de 2023, na Universidade do Algarve, em Faro.

A chamada de trabalhos centra-se nos seguintes temas: cultura da resistência; cultura do cancelamento; direitos humanos; culturas minoritárias e maioritárias; cultura de fãs; arte, cultura e processos de criação; processos de criação e educação; racismo e discriminação; migrações, diásporas e xenofobia; cultura participativa, desinformação e discursos de ódio; alfabetização mediática e informacional; relações de género; cultura da vigilância e algoritmos; saúde, bem-estar e sustentabilidade; e artivismo.

Serão aceites artigos em português, espanhol e inglês, de autoria de docentes portugueses e estrangeiros, estudantes de licenciatura, mestrado e doutoramento e profissionais da educação, da comunicação, das artes e da cultura.

Organizado pela RNEC, pelo CIAC e pela ESEC (Universidade do Algarve), e com financiamento da Fundação para Ciência e Tecnologia, o II Congresso da Rede Nacional em Estudos Culturais tem como objetivo potenciar a discussão sobre a cidadania digital e as culturas do contemporâneo; e afirmar a vitalidade da área dos estudos culturais. Para além disso, pretende-se pôr em diálogo e dar a conhecer os trabalhos desenvolvidos nos diferentes centros de investigação e universidades, a fim de promover o desenvolvimento de parcerias e redes de ensino/investigação.

A RNEC articula doze instituições portuguesas de investigação e docência de nível superior, dedicadas ao desenvolvimento de ações de investigação, inovação, formação e difusão dos estudos culturais. Visa promover a estruturação do campo dos estudos culturais e estimular a cooperação nacional, de forma a conferir maior robustez à produção científica na área. Pretende-se, com esta iniciativa, que os estudos culturais praticados nas universidades portuguesas sejam, cada vez mais, uma referência dentro e fora do país.

Mais informações em https://rnec2023.ciac.pt/.