Centro de Investigação Marinha e Ambiental

Ciências da Terra, do Mar e do Ambiente
Área Científica:
Ciências do Mar

O Centro de Investigação Marinha e Ambiental (CIMA), criado em 1998, é uma Unidade de Investigação multidisciplinar da Universidade do Algarve cuja missão é de desenvolver atividades de investigação, formação avançada e monitorização ambiental. A atividade de investigação do CIMA está estruturada em torno de 6 áreas de investigação principais: alterações climáticas, observação do oceano, sistemas de transição, dinâmica costeira e riscos, qualidade ambiental e remediação, energia e recursos. As infraestruturas do CIMA consistem em ca. de 1300 m2 de gabinetes e espaços laboratoriais na Universidade do Algarve incluindo laboratórios de toxicologia, proteómica, geoquímica, sedimentologia, mineralogia, palinologia, petrologia orgânica, microbiologia, biotecnologia, ecologia molecular, oceanografia, computação hidrodinâmica, deteção remota e realidade virtual/aumentada.

O CIMA assume-se como um agente ativo no desenvolvimento da região do Algarve e na transformação do modelo competitivo da região ao abrigo da Estratégia Regional de Investigação e Inovação para a Especialização Inteligente do Algarve (RIS3 Regional). Possui competências de I&DT em várias áreas e dispõem de equipamentos e tecnologias avançadas de recolha de dados para investigar diferentes processos a diferentes escalas espaciais e temporais. A transferência de conhecimento científico para a sociedade é um compromisso principal da nossa equipa de investigadores. O CIMA         pretende dinamizar e promover a cooperação entre as instituições tendo em vista uma abordagem concertada para a economia do mar nacional, e adquirir dimensão que permita desenvolver e coordenar projetos interdisciplinares nacionais e sobretudo comunitários. Nesse sentido o CIMA celebrou um protocolo com o INEGI - Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial de forma a potenciar as colaborações na área da investigação científica e desenvolvimento tecnológico, e dar resposta a vários desafios ligados ao desenvolvimento da economia regional e nacional.

site oficial: http://www.cima.ualg.pt