Centro para os Recursos Biológicos e Alimentos Mediterrânicos

Ciências da Terra, do Mar e do Ambiente
Área Científica:
Ciências Biológicas

A investigação no MeditBio encontra-se focalizada na Dieta Mediterrânica no sentido lato, cobrindo desde aspetos da paisagem e gestão da biodiversidade, produção de comida, consumo de alimentação saudável, biotecnologia vegetal e gastronomia gourmet. O MeditBio contribui para o desenvolvimento da economia regional e nacional através da incorporação valor baseado em conhecimento dos recursos vegetais regionais.

O MeditBio é um centro de investigação pertencente à Universidade do Algarve, reunindo 25 membros à data da sua criação em 2013. Estes membros são recursos humanos dos sub-sistemas universitário (Campus de Gambelas) e politécnico (Campus da Penha). Adicionalmente, mais 22 investigadores da UAlg e outras instituições colaboram nas atividades do centro.

O MeditBio encontra-se organizado em 3 grupos de investigação: bio-recursos vegetais, agricultura e floresta, e estudos alimentares. Estes grupos desenvolvem as suas atividades segundo 10 linhas temáticas, no atual programa estratégico de investigação, que se referem ao território regional, aos constrangimentos da agricultura e florestas no contexto mediterrânico, à incorporação de recursos vegetais com valor farmacêutico, industrial e agronómico e à incorporação de valor na alimentação mediterrânica. Estas linhas temáticas são transversais à organização dos grupos de investigação e promovem uma investigação integrada no âmbito dos objetivos gerais do centro.

Seeking biology based solutions to food, health and environmemt constraints in a Mediterranean context.

Web page: www.MeditBio.pt