Ação Social - Bolsas de estudo e alojamento

Serviços de Ação Social

Os Serviços de Ação Social (SAS) são um organismo de apoio aos estudantes que frequentam a Universidade do Algarve, com a finalidade de promover a política de Ação Social Escolar no âmbito do Ensino Superior, tendo como objetivo a concessão de auxílios económicos/sociais, bem como a prestação de diversos serviços.
Através dos SAS os estudantes podem candidatar-se a bolsas de estudo, assim como a alojamento universitário. Os SAS têm ainda à disposição dos estudantes várias unidades alimentares (cantinas, restaurantes e bares), assim como Serviços de Saúde.

Serviços de Ação Social da Universidade do Algarve
Campus da Penha, Edifício da Cantina, 1.º Andar
8005 – 139 Faro
Telefone: 289 882 556/571
Mais informações aqui.

Bolsas de estudo

A candidatura a este benefício é feita através da plataforma informática da Direção Geral do Ensino Superior (DGES).

Se estás a candidatar-te pela 1.ª vez
deverás obter as tuas credenciais de acesso ao preenchimento do formulário de candidatura.

Prazos de candidatura

• Entre o dia 25 de junho de 2020 e o dia 30 de setembro de 2020
  • Nos 20 dias úteis subsequentes à inscrição, quando esta ocorra após 30 de setembro
  • Nos 20 dias úteis subsequentes à emissão de comprovativo de início de estágio por parte da entidade promotora no caso de licenciados ou mestres que estejam a realizar estágio profissional
  • Fora de prazo: A candidatura pode ainda ser submetida entre 01 de outubro de 2020 e 31 de maio de 2021, sendo que, nesse caso, o valor da bolsa de estudo a atribuir é proporcional ao valor calculado para um ano, considerando o período que medeia entre o mês seguinte ao da submissão do requerimento e o fim do período letivo ou do estágio

Requisitos de candidatura

• Ser português ou, não sendo, estar na situação de apátrida, refugiado político ou estrangeiro ao abrigo de um acordo de cooperação, prevendo a aplicação de benefícios, ou ter cartão de residente permanente​​​
  • Frequentar um dos cursos da Universidade do Algarve e ter tido aproveitamento escolar no último ano letivo frequentado
  • Não possuir licenciatura ou grau equivalente; os meios económicos do agregado familiar serem insuficientes à prossecução dos estudos

Aspetos a ter em conta no processo de candidatura

• Ler o manual de instrução antes de preencheres a tua candidatura
  • Após o preenchimento da tua candidatura deverás “submeter”, pois só assim és considerado candidato
  • Deverás verificar a lista de documentos solicitados, que deverão ser digitalizados para o próprio sistema​​​​​​​

Perguntas frequentes aqui

Alojamento

Está a decorrer a pré-candidatura para alojamento universitário dos Serviços de Ação Social (SAS) para o ano letivo de 2020/2021, para os estudantes de 1.º ano, que vão frequentar pela 1.ª vez a Universidade do Algarve. Os interessados devem efetuar a sua pré-candidatura através de preenchimento do formulário online  aqui.

A Universidade do Algarve tem várias residências femininas e masculinas em funcionamento, com uma capacidade de 558 camas:
- Residência Feminina do Campus da Penha
- Residência Masculina da Rua de Berlim
- Residência Feminina do Albacor
- Residência Feminina do Ferragial, Lote 16
- Residência Masculina do Ferragial, Lote 17
- Residência Feminina do Oásis
- Residência Feminina/Masculina de Montebranco, Lote E
- Residência Masculina de Montebranco, Lote O
- Residência Feminina/Masculina – Campus de Portimão
​​​​​​​​​​​​​​

Perguntas frequentes aqui

Cantinas
- Campus da Penha
- Campus da Saúde
- Campus de Portimão

Restaurante

Grill
- Campus da Penha

Bares
Os SAS dispõem de 7 bares, distribuídos pelos campi da Universidade (2 no Campus da Penha, 3 no Campus de Gambelas, 1 na Escola Superior de Saúde e 1 no Campus de Portimão).

Serviços de saúde

Os alunos da Universidade do Algarve têm ao seu dispor várias especialidades clínicas, entre as quais Clínica Geral, Nutrição e Psicologia.

09h00 às 12h30 – 14h00 às 17h30

Urbanização do Ferragial, Lote 17, R/C
Rua D. Teresa Ramalho Ortigão – 8000-312 - Faro
Telefone: 289 82 63 47