Ações Regulares

Para os devidos efeitos informa-se que o contacto direto com as  instituições é realizado pelo Grupo de Voluntariado UAlg V+.

As atividades de voluntariado, desenvolvidas por iniciativa própria  e que não sejam mediadas pelo Grupo V+, serão da inteira  responsabilidade dos voluntários, pelo que o Grupo não poderá  responsabilizar-se pela gestão dessas atividades nem pela sua  certificação.

Os interessados em participar nos projetos e ações de voluntariado aqui apresentadas podem contactar-nos através do endereço gvvmais@ualg.pt ou preencher a respetiva ficha de inscrição (sempre que for disponibilizado o respetivo link)

  ANO LETIVO 2019/2020

Relembramos que a inscrição nestas atividades se destinam a voluntários já inscritos no Grupo de Voluntariado UAlg V+.
 Para qualque assunto, não hesitem em contactar-nos para gvvmais@ualg.pt


Projetos Regulares e Sazonais em curso


Designação: MOBI: Mobilidade sustentável na UALg - proposta 1
Breve Descrição: Tarefas de ajuda a atividades de ensino informal a crianças e jovens sobre a mobilidade sustentável: ensinar andar de bicicleta; ensinar regras básicas de trânsito;  princípios de sustentabilidade ambiental. (Mais informações sobre o projeto aqui)
População Alvo:  Público em geral
Horário:  A definir com cada Voluntário, mas exigindo-se regularidade mínima, média, de 2 horas em cada quinze dias, por períodos não inferiores a uma hora.
Área: Ciência, Sociedade e Ambiente.
Entidades Promotoras*: Grupo Eco-escola e  Núcleo de Desporto
Tipo de Projeto: Regular (todo o ano letivo)
Estado: Inscrições ao longo do ano aqui, enviando também a motivação e proposta de horário directamente para o endereço: lnunes@ualg.pt 
​​​​​​​


Designação: MOBI: Mobilidade sustentável na UALg - Proposta 2
Breve Descrição: Tarefas de ajuda na gestão do sistema de bicicletas partilhadas da UAlg 
(Mais informações sobre o projeto aqui)​​​​​​​
População Alvo: Comunidade Académica
Horário:  A definir com cada Voluntário, mas exigindo-se regularidade mínima, média, de 2 horas em cada quinze dias, por períodos não inferiores a uma hora.
Área: Ciência, Sociedade e Ambiente.
Entidades Promotoras*: Grupo Eco-escola e  Núcleo de Desporto
Tipo de Projeto: Regular (todo o ano letivo)
Estado: Inscrições ao longo do ano aqui, enviando também a motivação e proposta de horário directamente para o endereço: lnunes@ualg.pt   


​​​​​​​Designação: Plano de Sustentabilidade ambiental para a UALg
Breve Descrição: Tarefas de ajuda na preparação e implementação do Plano de Sustentabilidade ambiental (económico, social, e ambiental) da UAlg (e.g., criação de sistema de troca livros, roupa, e outros bens;  pesquisa de opinião, etc.). Informações mais detalhadas aqui.
População Alvo:  Comunidade Académica
Horário:  A definir com cada Voluntário
Área: Ciência, Sociedade e Ambiente.
Entidades Promotoras*: Grupo Eco-escola 
Tipo de Projeto: Regular (todo o ano letivo)
Estado: Inscrições ao longo do ano aqui, enviando também a motivação e proposta de horário directamente para o endereço: lnunes@ualg.pt    
 


esignação: Colaboração com a Associação Animais de Rua 
Breve Descrição: Participação nas campanhas de aplicação do método CED e/ou em atividades de angariação de fundos
População Alvo: População em geral
Horário: Variável e a combinar com os voluntários
Área: Ambiental, Social; Intervenção comunitária
Entidades Promotoras*: Animais de Rua
Tipo de Projeto: Regular (todo o ano)
Estado: Inscrições através do endereço de mail: faro@animaisderua.org


Designação: Re-food Faro
Breve Descrição: Projeto de combate ao desperdício alimentar e à fome na nossa comunidade através da recolha e distribuição de alimentos excedentes nos diversas fontes.
População Alvo: População em geral
Horário: Turnos de 2 horas por semana em diversos horários possíveis, de 2ª a 6ª feira, para resgate e entrega de refeições; Apoio administrativo, em horário a combinar com os interessados.
Área: Social
Entidades Promotoras*: Re-food - Núcleo de Faro
Tipo de Projeto: Regular (todo o ano)
Estado: Inscrições ao longo de todo o ano aqui

 


Designação: Apoio a atividades educativas e lúdico-pedagógicas
Breve Descrição: Colaboração com uma equipa multidisciplinar no apoio a diversas atividades ao longo do ano letivo (apoio ao estudo/individualizado, expressão plástica, datas comemorativas, etc) ou nos períodos de férias letivas (desporto, atividades balneares, jornal, expressão plástica, atividades ao ar livre, workshops, etc).
População Alvo: Crianças e jovens entre os 6-18 anos
Horário:  De 2ª a 6ª feira, entre as 14h e as 20h (ao longo do ano) ou entre as 10h-13h / 14h-18h (em período de férias letivas); a combinar com os voluntários, dentro destes horários
Área: Socioeducativa
Entidades Promotoras*:  Projeto Mudaki E6G Programa Escolhas (clicar para mais informações acerca do projeto e programa)
Tipo de Projeto: Regular (ao longo do ano) ou pontual (férias letivas da Páscoa e do Verão)
Estado: Inscrições ao longo do ano aqui


Designação: Apoio aos projetos da AJAT - Associação Juvenil Akredita em Ti (Quarteira)
Descrição dos projetos:
No âmbito educacional:
Apoio ao Estudo:Oficina de apoio ao estudo por tutoria de pares (pares em níveis de ensino superiores tornam-se voluntários, pelo menos uma vez por semana, e orientam os pares em níveis de ensino inferiores) que permite a realização dos trabalhos de casa e o estudo orientado para disciplinas em que as crianças e jovens possuem maiores dificuldades.
Periodicidade: Diária
Oficina de estímulo cognitivo:
Oficina que parte de atividades lúdicas e divertidas para a estimulação do desenvolvimento de funções cognitivas impreteríveis num processo de aprendizagem, como a atenção e concentração, memorização, raciocínio, entre outras. Pretende-se, em suma, dinamizar um “Ginásio para o cérebro.
Periodicidade: 2x por Semana
Oficina de promoção emocional:
Oficina onde através de jogos, dinâmicas e estratégias de relaxamento se pretende possibilitar a aquisição e o reforço de competências socio emocionais facilitadoras da resolução de problemas pessoais e sociais de forma adaptativa e assertiva, por oposição aos comportamentos de indisciplina.

No âmbito da Cidadania:
Jornal do bairro:
Edição de um jornal mensal com uma entrevista a alguém significativo do bairro ou da freguesia, noticias sobre o que aconteceu nesse mês no projeto e uma questão de cidadania discutida pelos jovens, assim como, passatempos elaborados pelos mesmos.
Periodicidade: 2 x por mês
123 Ação:
Pretende-se que os jovens passem primariamente pela sensibilização que a aparência, género ou a etnia pouco diz sobre a história das pessoas e, posteriormente, pela criação de uma plataforma online (ex. canal youtube/ redes sociais) para divulgação de materiais como vídeos,vídeo-clips , curtas-metragens, realizados pelos próprios jovens na sequência dos desafios. Desta forma, alcança-se um maior número de jovens não só porque o material chega até eles mas principalmente porque é divulgado por outros jovens.
Periodicidade: 1 x por semana
Oficina de música:
Visa a realização de produções musicais, construções de letras músicas e/ou a construção da melodia objetivando a consciencialização e posteriormente a transmissão de uma mensagem que promova a igualdade e não discriminação quer de carácter de identificação de sexos, racial, etnica, económica, social, etc.
Periodicidade: Diária
Oficina de dança:
Dinamização de uma oficina de dança baseada em diversas vertentes da dança, nomeadamente dança africana, cigana, hip-pop e dança contemporânea, onde se trabalhará a diversidade cultural, promovendo a aceitação de si e do outro.
Periodicidade: 2 x por semana
Labores e artes:
Oficina de artes manuais com a comunidade cigana, nomeadamente, costura, bordados e trabalhos de expressão plástica, que pretende motivar para o trabalho, empoderar e dar destaque ao seu gosto pessoal, promovendo a aceitação da mulher, das suas atividades, tendo por base a sua cultura.
Periodicidade: 1 x por semana
Oficina de saúde e bem-estar:
Oficina prática para sensibilizar e dar a conhecer práticas que promovem o equilíbrio, a saúde e o bem-estar infantil, juvenil e dos adultos, tais como a higiene oral, a educação sexual, ou os cuidados básicos de saúde. 

População Alvo: Crianças e jovens dos bairros sociais da Abelheira e da Amendoeira, em Quarteira
Horário: Vários 
Área: Educação, social
Entidades Promotoras*: AJAT - Associação Juvenil Akredita em Ti
Tipo de Projeto: Regular (todo o ano)
Estado: Inscrições ao longo de todo o ano para o e-mail akreditamais.e7g@gmail.com
Contacto: Sónia Luz Coordenadora do Projeto Akredita + E7G
Agrupamento Municipal da Abelheira, Bloco 8, Rc. esq.
8125-173, Quarteira. ​​​​​​​


Designação: Algo+ para o ALGU
Breve Descrição: Tarefas de ajuda à manutenção e organização do Herbário da Universidade do Algarve (ALGU).
População Alvo: Voluntários V+
Horário:  A definir com cada Voluntário, mas exigindo-se regularidade mínima, média, de 2 horas em cada quinze dias, por períodos não inferiores a uma hora.
Área: Ciência e Sociedade.
Entidades Promotoras*: Herbário da Universidade do Algarve
Tipo de Projeto: Regular (todo o ano letivo)
Estado: Inscrições ao longo do ano aqui, enviando também a motivação e proposta de horário directamente para o endereço: herbario@ualg.pt


Designação: Colaboração com o Banco Alimentar
Breve Descrição: Participação em campanhas de recolhas de alimentos e mnas atividades diárias (armazém, escritório e horta)
População Alvo: População em geral
Horário: Variável com a atividade (mais informação na ficha de inscrição)
Área: Social
Entidades Promotoras*: BA Algarve
Tipo de Projeto: Regular (todo o ano)
Estado: Inscrições ao longo de todo o ano aqui


Designação: Apoio a atividades da AAPACDM 
Breve Descrição: Colaboração com os técnicos da Instituição em atividades que incluem: Equitação Terapêutica, Natação e outras.
População Alvo: Utentes da AAPACDM (crianças e jovens portadores de deficiência).
Horário: Variável com a atividade 
Área: Social
Entidades Promotoras*: AAPACDM
Tipo de Projeto: Regular (todo o ano)
Estado: Inscrições ao longo de todo o ano aqui


Designação: Apoio no Atelier de Competências 
Breve Descrição: Colaboração com os técnicos da Instituição em atividades
População Alvo: Utentes da APATRIS 21 (crianças e jovens portadores de deficiência)
Horário: 2ª, 3ª, 4ª das 14 às 17 h e 6ª feira, das 14.30 às 17.30 h
Área: Social
Entidades Promotoras*: APATRIS 21
Tipo de Projeto: Regular (todo o ano)
Estado: Inscrições ao longo de todo o ano aqui

 

 


Designação:  RURALidades
Breve Descrição:  Participação e empreendedorismo jovem pelos territórios mais desertificados do Algarve. Inclui sessões com jovens, momentos de diálogo com organizações, entidades e decisores, uma Conferência Nacioanl , assim como a construção de planos estratégicos de desenvolvimento local. Todas as atividades são dinamizadas através de metodologias com base na Educação Não Formal 
População Alvo:  Jovens de zonas rurais e jovens de zonas urbanas com interesse pelas zonas rurais, organizações, entidades e decisores da região    
Horário:   Consoante a disponibilidade do/a voluntário/a  
Área:   Participação Jovem, empreendedorismo social, ambiente e sustentabilidade, diálogo com decisores, políticas de juventude participativas e intersectoriais    
Entidades Promotoras*:   ECOS - Cooperativa de Educação Cooperação e Desenvolvimento, CRL   
Tipo de Projeto:   Regular (todo o ano)  
Estado:  Inscrições ao longo de todo o ano 
aqui


Designação:  Programa Faz Desporto – GDAAUAlg - Aulas de Grupo
Breve Descrição: Controlo do acesso dos participantes às aulas de grupo
População Alvo:  Estudantes, Comunidade Académica e Externos à UAlg.
Horário:   Segunda-Feira a Quinta-Feira das 18h20 às 20h45
Área:   Promoção de Estilos de Vida Saudáveis - Atividade Física.
Entidades Promotoras:   Gabinete de Desporto da Associação Académica da UAlg.
Tipo de Projeto:   Regular (Outubro a ​​​​​​​Junho)
Estado:  Inscrições ao longo de todo o ano, 
aqui


Designação:  Programa Faz Desporto – GDAAUAlg – Passeios Pedestres.
Breve Descrição: Acompanhamento dos participantes, na excursão até ao local do passeio.
População Alvo:  Estudantes, Comunidade Académica e Externos à UAlg
Horário:     Domingo das 8h00 às 13h00 (um por mês)
Área:  Promoção de Estilos de Vida Saudáveis Atividade Física (caminhada ou corrida).
Entidades Promotoras:   Gabinete de Desporto da Associação Académica da UAlg e Instituto Português de Desporto e Juventude
Tipo de Projeto:   Regular (Outubro a Junho)
Estado:  Inscrições ao longo de todo o ano, aqui


Designação:  Programa Faz Desporto – GDAAUAlg – Troféus Reitor Futsal e Futebol 7.
Breve Descrição:   Apoio logístico à competição.
População Alvo:  Estudantes
Horário:     Segunda-feira das 17h00/18h30 – Quarta-feira das 14h30/17h30 e 22h/23h30
Área:  Apoio à Gestão Desportiva – Competição.
Entidades Promotoras:    Gabinete de Desporto da Associação Académica da UAlg
Tipo de Projeto:   Regular (Outubro a Abril)
Estado:   Inscrições ao longo de todo o ano, aqui​​​​​​​


Projetos Regulares e Sazonais Suspensos


Designação: Projeto Dar + 
Breve Descrição: Participação nas ações de voluntariado do MAPS: equipas de rua, atividades psicossociais, campanhas, apoio alimentar e outras.
População Alvo: Utentes do MAPS e comunidade em geral
Horário: Turnos de 3 h, em horário e dia a definir com cada voluntário
Área: Social; Intervenção Comunitária
Entidades Promotoras*: MAPS
Tipo de Projeto: Regular (todo o ano)
Estado: Inscrições ao longo de todo o ano aqui 


Designação: Academia V+ 2017/18
Breve Descrição: Um espaço de Voluntários V+ para Voluntários V+! Oferece o teu tempo/ conhecimento/
alegria a todo o UAlgV+ organizando uma actividade/sessão/programa!
População Alvo: Voluntários V+
Horário: A definir em cada ação proposta
Área: Variada
Entidades Promotoras*: Grupo UAlgV+
Tipo de Projeto: Regular (todo o ano)
Estado: Enviar as porpostas de atividades e de horário para o endereço: gvvmais@ualg.pt


Designação: Leva-me ao médico
Breve Descrição: Acompanhamento de pessoas vulneráveis ao médico, ajudando-as na compreensão do seu estado de saúde
População Alvo: Idosos/ Doentes crónicos
Horário: Consoante a disponibilidade do voluntário
Área: Social/ Saúde
Entidades Promotoras*: Plataforma Saúde em Diálogo
Tipo de Projeto: Regular (todo o ano)
Estado: Inscrições encerradas - se está interessado(a) nesta atividade, por favor contacte-nos (gvvmais@ualg.pt)


Designação: Conta-me a tua história
Breve Descrição: Visita a Idosos com o intuito de alargar a sua rede de contactos sociais
População Alvo: Idosos
Horário: 1 a 2 h semanais ou quinzenais, a definir com o voluntário
Área: Social
Entidades Promotoras*: Plataforma Saúde em Diálogo; Câmara Municipal de Faro
Tipo de Projeto: Regular (todo o ano)
Estado:  Inscrições encerradas - se está interessado(a) nesta atividade, por favor contacte-nos (gvvmais@ualg.pt)


Designação: Histórias Contadas, Sorrisos Partilhados
Breve Descrição: Leitura de histórias a idosos, participação em atividades culturais com idosos
População Alvo: Idosos
Horário: Consoante a disponibilidade do voluntário (agenda mensal divulgada no início de cada mês)
Área: Social/ cultural
Entidades Promotoras*: Plataforma Saúde em Diálogo; Câmara Municipal de Faro
Tipo de Projeto: Regular (todo o ano)
Estado: Inscrições encerradas - se está interessado(a) nesta atividade, por favor contacte-nos (gvvmais@ualg.pt)


 

 


*MAPS - Movimento de Apoio à Problemática da SIDA; APATRIS 21 - Associação de Portadores de Trissomia 21 do Algarve; AAPACDM - Associação Algarvia de Pais e Amigos das Crianças Diminuídas Mentais;  AEDMADA - Associação para o Estudo da Diabetes Mellitus e Apoio ao Diabético do Algarve; CMF - Câmara Municipal de Faro; GAENEE - Gabinete de Apoio ao Estudante com Necessidades Educativas Especiais; CVP - Cruz Vermelha Portuguesa, IPDJ - Instituto Português do Desporto e da Juventude; APPC - Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral; AOA - Associação Oncológica do Algarve

 

Share Partilhar