Admissão

Estudar na UAlg

Admissão

Licenciatura       Pós-graduação       Mobilidade/Intercâmbio       Cursos       Requisitos de língua       Calendário académico

Licenciatura

O acesso ao ensino superior em Portugal é regulado pelo Ministério da Ciência e do Ensino Superior. Estudantes que procuram realizar um curso do 1º ciclo numa universidade portuguesa devem-se candidatar através da Direção Geral do Ensino Superior

Candidatos estrangeiros que se candidatem estão sujeitos aos mesmos requisitos que os candidatos portugueses (incluindo os requisitos de língua portuguesa). Os documentos exigidos incluem um diploma de ensino secundário oficial, ratificada por uma Embaixada ou Consulado Português no país de origem, a fim de obter uma declaração legal equivalente ao diploma do ensino secundário Português.

voltar

 

Pós-graduação

O processo de admissão de titulares de um grau não-português pode levar vários meses. Assim, comece os preparativos com antecedência, levando em conta os prazos de candidatura e administrativos.

Os candidatos a programas de Mestrado e Doutoramento, devem contactar diretamente a Faculdade ou Escola da Universidade do Algarve, tendo em conta os prazos de candidatura.

Para obter informações sobre o reconhecimento de qualificações estrangeiras no ensino superior, por favor visite NARIC National Academic Recognition Information Centres.

Qualquer diploma estrangeiro deve ser reconhecido em Portugal, quer para fins académicos ou profissionais. Este procedimento é devido à necessidade de comparar as qualificações obtidas com o sistema de ensino superior português. Por favor, verifique Reconhecimento de Qualificações. (link para tema no “Antes de vir”)

Verifique que traz dinheiro suficiente consigo para se instalar. Lembre-se que vai precisar de pelo menos o suficiente para cobrir o depósito e primeiro mês da renda, para além de cobrir despesas pessoais imediatas. Os bolseiros da Universidade do Algarve devem lembrar-se que provavelmente só receberão o seu primeiro subsídio no final do mês de chegada e, por isso, devem certificar-se terem dinheiro suficiente para se manterem pelo menos durante o primeiro mês.

Para os estudantes regulares (autofinanciados) lembramos que têm que dispor de meios financeiros suficientes para cobrir todas as suas despesas durante todo o período de estudo.

voltar

 

Mobilidade / Intercâmbio

Os estudantes estrangeiros, já matriculados numa universidade estrangeira e que desejam estudar um período na Universidade do Algarve, no máximo um ano acadêmico, podem fazê-lo através de um Programa de Cooperação no Ensino Superior ou ao abrigo de um Acordo de Cooperação.

A Universidade do Algarve recebe candidaturas de estudantes matriculados numa Instituição de Ensino Superior fora de Portugal e que desejem realizar algumas unidades curriculares da vasta gama dos cursos de 1º ciclo oferecidos. O período de estudos pode ter uma duração de um ou dois semestres.

Aos estudantes que passem um período de estudos limitado na Universidade do Algarve no âmbito dos Acordos de Cooperação e de alguns Programas de Cooperação poderá ser aplicada uma política de isenção de propinas. No entanto, os alunos serão responsáveis ​​pelas taxas administrativas e outras despesas, como seja fotocópias, materiais de laboratório e cursos de língua portuguesa.

Para um período de estudo ser possível ao abrigo de um Acordo de Cooperação, é necessário existir um acordo bilateral entre a sua instituição e a Universidade do Algarve que descreva os termos e condições do "período de mobilidade" (também chamado de "período de intercâmbio"). Em caso de interesse, entre em contato com o gabinete de relações internacionais da sua universidade de origem para verificar se existe esse acordo.

Os estudantes interessados ​​em participar num Programa de Cooperação devem contactar o gabinete de relações internacionais da sua universidade de origem e obter informações sobre como participar.

Os estudantes que desejem estudar na Universidade do Algarve podem candidatar-se aos seguintes programas:

voltar

 

 

Cursos

Para estudar na Universidade do Algarve é importante a escolha do curso. Para fazer a escolha certa, por favor, verifique o nosso catálogo de cursos. 

Os estudantes que vêm por um determinado período dos seus estudos podem escolher entre unidades curriculares incluídas nos planos de estudos dos cursos oferecidos em qualquer Faculdade ou Escola da Universidade do Algarve, dentro dos limites estabelecidos.

Geralmente, os alunos que frequentam um trimestre devem completar 20 créditos ECTS; um semestre 30 créditos ECTS; e um ano 60 créditos ECTS.

Importante: Para períodos de estudo curtos (mobilidade/intercâmbio) os alunos devem certificar-se que as unidades curriculares escolhidas são ensinadas durante o período de permanência na Universidade.

voltar

 

Requisitos de língua

A língua de ensino de todos os cursos de licenciatura (1 º ciclo) é o Português. O Inglês é usado apenas em alguns programas de Mestrado e Doutoramento como língua de instrução. No entanto, a maior parte dos docentes fala Inglês e alguns também falam outras línguas, principalmente o espanhol e o francês, o que ajuda com aulas tutoriais.

Para um programa de estudos totalmente lecionado em inglês é imperativo ter grande domínio da língua inglesa como requisito de admissão. Assim, o nível de Inglês requerido em função do tipo de teste é a seguinte,:

Para se poder integrar na vida quotidiana local é preciso aprender a língua nacional. Assim, a Universidade do Algarve organiza vários cursos de língua portuguesa a diferentes níveis que os alunos são fortemente aconselhados a fazer.

  • Português como Língua Estrangeira – 3 ECTS, em cada semestre, dirigido a todos os estudantes estrangeiros que frequentam a Universidade e desejam melhorar o conhecimento do idioma.
  • Português Curso Intensivo de Língua ERASMUS (EILC) – 5 ECTS, lecionado geralmente nos meses de julho/agosto ou janeiro.

Nota: Nalguns cursos de português, por vezes é cobrada uma taxa.

voltar

 

Calendário académico

O calendário académico está organizado em dois semestres:

  • 1º Semetre , inicio em setembro e fim em janeiro;
  • 2º Semestre, inicio em fevereiro e fim em junho.

As unidades curriculares (disciplinas) podem ser semestrais ou anuais e os exames realizam-se no final de cada semestre (Janeiro e Junho).

Para os estudantes internacionais, o ano academico inicia-se com a semana de orientação (Orientation Week) que decorre normalmente na semana que antecede o inicio das aulas e que é dedicada a integrar os estudantes num novo local e nova cultura.

Calendário Académico. 

voltar