Avaliação externa

Acreditações e Certificações

Avaliação e Acreditação dos ciclos de estudos

Desde 2009, a Agência para a Acreditação e Avaliação do Ensino Superior (A3ES), membro de pleno direito da European Association for Quality Assurance in Higher Education, foi estabelecida como a autoridade responsável pelo processo de reconhecimento internacional da qualidade do ensino superior ministrado em Portugal. Como resultado da sua criação, todas as Instituições de Ensino Superior passaram submeter a sua oferta formativa (ciclos de estudos) à acreditação da agência para cumprimento de garantia e promoção da qualidade.

Toda a oferta formativa de ensino superior da UAlg, vocacionada para obtenção de grau (licenciatura, mestrado e doutoramento), foi objeto de análise no primeiro ciclo de avaliação/acreditação pela A3ES. As deliberações de acreditação bem como os relatórios de avaliação correspondentes, podem ser consultadas na informação relativa a cada curso, na base de dados da A3ES (link).

A partir do ano lectivo de 2017/2018, iniciou o segundo ciclo de avaliação/acreditação, devidamente planeada e distribuída por agrupamento e decorrerá até 2020.

Certificação do Sistema Interno de Garantia de Qualidade

As Instituições do Ensino Superior, de forma voluntária, podem submeter seus Sistemas Internos de Garantia da Qualidade a um processo de auditoria com vista à sua certificação pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).

A UAlg decidiu, em 2017, propor o seu Sistema Interno de Garantia de Qualidade (SIGQUAlg) à certificação pela A3ES (link), tendo o Conselho de Administração decidido certificar com condições o SIGQUAlg (link).

Este reconhecimento e certificação externo vem ao encontro da estratégia de diferenciação pretendida pela UAlg, alicerçada nos seus pontos fortes, na afirmação da instituição nos planos nacional e internacional e na melhoria continua da sua oferta formativa e da instituição como um todo.
 

Acreditação Institucional
 

A UAlg integrou, em 2017, o processo de avaliação institucional da A3ES (link). Este processo surge como fecho natural de um ciclo completo de avaliação/acreditação dos ciclos de estudo e que pretende abranger as dimensões institucional e da respetiva oferta formativa. Decidiu o Conselho de Administração certificar (link)

Segundo a A3ES “A avaliação institucional incide sobre a qualidade de desempenho do estabelecimento de ensino superior, globalmente considerado, e sobre cada uma das suas unidades orgânicas, tendo em vista proporcionar uma visão geral e integrada da Instituição e de cada uma das suas estruturas organizativas autónomas.”