Centro de Ciências e Tecnologias da Água

Área Científica:
Ciencias da Terra e do Espaço
Tipo de Estrutura:
Centros de estudos e desenvolvimento

O Centro de Ciências e Tecnologias da Água (CTA) é um centro de estudos e desenvolvimento que visa a promoção da investigação científica nas áreas das ciências e tecnologias da água e da Gestão de Recursos Hídricos.

O CTA goza de autonomia científica e desenvolve as suas linhas de investigação nos seguintes domínios:

a) Caracterização e modelação de sistemas hidrológicos naturais;
b) Monitorização e requalificação de recursos hídricos;
c) Tecnologias da água.

O CTA tem como missão contribuir para o progresso da investigação, para a qualidade do ensino pós-graduado e para a prestação de serviços especializados à comunidade na sua área de especialidade.

Na prossecução dos seus objectivos, o CTA promove o estabelecimento de actividades interdisciplinares, ligando a investigação básica e aplicada ao desenvolvimento tecnológico, orientado para a sustentabilidade e gestão integrada da água e do ambiente em conjunto com o desenvolvimento económico.
O CTA direcciona as suas actividades para o desenvolvimento, promovendo a capacidade de aprendizagem de estudantes, em articulação com as actividades de investigação e desenvolvimento na Universidade do Algarve (UALG).