Centro de Electrónica, Optoelectronica e Telecomunicações

Engenharias e Tecnologias
Área Científica:
Engenharia Electrónica e Computadores

O CEOT é um centro I&DT baseado na Universidade do Algarve, Portugal. Somos uma equipa interdisciplinar que desenvolve trabalho na área da eletrónica, optoelectrónica e telecomunicações. Nos campos teórico e experimental, temo-nos concentrado recentemente na caraterização de dispositivos eletrónicos, novos dispositivos optoelectrónicos para telecomunicações, redes de comunicação e sensing optoeletrónico na área da biologia.

Objetivos:

1. Desenvolver novos dispositivos, conceitos, métodos e técnicas em telecomunicações e eletrónica, baseados em protótipos e em publicações científicas.
  2. Facilitar o intercâmbio de cientistas e estudantes entre grupos de diversas competências de investigação e interesses, a fim de promover a investigação interdisciplinar em redes sem fio e óticas, eletrónica orgânica e biosensing.
  3. Providenciar formação e estruturas state-of-the-art a algumas atividades letivas da UAlg, em particular ao nível de mestrados e doutoramentos.
  4. Promover a mobilidade e intercâmbio de estudantes entre o CEOT e outras universidades e centros de excelência em Portugal e na Europa.
  5. Estabelecer parcerias efetivas com a indústria, universidades e outros laboratórios.
  6. Formar cientistas que possam ser integrados na indústria e funcionar como catalistas no desenvolvimento da tecnologia Portuguesa e Europeia.
  7. Aumentar a consciência pública acerca da investigação conduzida no CEOT, assim como o seu impacto no prestígio da Universidade do Algarve e na região do Algarve.