Centro de Investigação em Artes e Comunicação

Artes, Comunicação e Património
Área Científica:
Estudos Artísticos

O CIAC é uma unidade de investigação avaliada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, criado em 2008 como resultado da fusão de dois centros de investigação não financiados: o Centro de Investigação em Ciências da Comunicação e Artes (Universidade do Algarve) e o Centro de Investigação em Teatro e Cinema (Escola Superior de Teatro e Cinema do IPL). Atualmente, congrega investigadores da Universidade do Algarve, da Escola Superior de Teatro e Cinema, do Instituto Superior da Maia e da Universidade Aberta, instituição onde possui um polo ativo associado ao Doutoramento em Média-Arte Digital.

O CIAC tem vindo a desenvolver investigação inovadora na área dos estudos artísticos (artes visuais, cinema, teatro) e culturais, da comunicação e, mais recentemente, dos estudos literários (arquivos digitais, edições críticas digitais), associando a produção de plataformas de difusão ao estudo das formas de comunicação do conhecimento científico nas áreas designadas. Mantém por isso, desde a sua origem, um caráter interdisciplinar. Tem por objetivos desenvolver investigação aplicada e redes de investigação em artes (no seu sentido mais amplo) e comunicação e implementar laboratórios de criação artística nas áreas do Teatro, Cinema e outras artes, nomeadamente na região do Mediterrâneo.

Desde a sua fundação, tem dinamizado e colaborado ativamente em diversas parcerias nas atividades artísticas e culturais do Algarve, local da sua sede, através de acordos específicos de colaboração com Câmaras Municipais, Associações Culturais e com a Direção Regional de Cultura do Algarve: assume-se hoje como um stakeholder relevante na região. A investigação produzida no CIAC é frequentemente difundida pela comunidade envolvente através das múltiplas atividades de extensão promovidas, assim como discutida em redes de trabalho internacionais.