Centro de Investigação Tecnológica do Algarve

Engenharias e Tecnologias
Área Científica:
Engenharia Electrónica e Computadores

O Centro de Investigação Tecnológica do Algarve - CINTAL, é uma associação privada sem fins lucrativos, fundada em 1990, com os seguintes objetivos principais:

- I&D nas áreas de Ciência e Tecnologia (C&T)
- educação superior e formação.
- prestação de serviços e contratos em relação com a indústria.

Os associados do CINTAL são a Universidade do Algarve, a Rolear uma firma privada atuando nas áreas da automação industrial e energia, e o LNEG - Laboratório Nacional de Energia e Geologia (ex-INETI), um laboratório do estado sediado em Lisboa e interveniente nas áreas de energia e geologia.

Como uma organização dedicada à investigação, o CINTAL fomenta a ligação na cadeia de inovação entre a investigação fundamental, como uma fonte de conhecimento e aplicação prática, e a utilização do conhecimento que pode ser explorado comercialmente.

O CINTAL encontra-se sediado na Universidade do Algarve, Campus de Gambelas e a maior parte das suas atividades encontram-se relacionadas com professores e laboratórios da Universidade, frequentemente em relação com parceiros industriais e/ou laboratórios de outras Universidades em Portugal e na UE.