Certificação

Certificação

Os estudantes podem requerer aos Serviços Académicos a emissão de documentos que certifiquem a sua situação académica ou a formação obtida, mediante o pagamento dos respetivos emolumentos. Consulte a tabela de emolumentos

A emissão dos documentos pode ser solicitada :

a) Pelo preenchimento de Formulário on-line disponível AQUI 

b) Ao balcão dos Serviços Académicos.

Certidão de Registo de Grau ( Diploma)

A titularidade do grau obtido pelos estudantes que concluam o plano de estudos do curso de licenciatura ou de mestrado integrado, mestrado ou doutoramento em que estejam inscritos,  é comprovada mediante certidão de registo de grau, acompanhada de suplemento ao diploma. 

Nos cursos técnicos superiores profissionais, a titularidade do diploma é comprovada apenas por certidão do registo.

Suplemento ao Diploma

O suplemento ao diploma é um documento bilingue, escrito em português e inglês, complementar do diploma, que descreve o sistema de ensino superior português, caracteriza a instituição que ministrou o ensino e conferiu o diploma, a formação realizada, fornecendo simultaneamente  informação detalhada sobre a formação e resultados obtidos .

O Suplemento ao Diploma não é um Curriculum Vitae , nem substitui o diploma, não constituindo prova da titularidade da habilitação.

A Universidade do Algarve reconheceu a relevância de um conjunto de atividades académicas desenvolvidas pelo estudante, permitindo a sua inclusão no Suplemento ao Diploma, no item das  Informações Complementares. Consulte a lista de atividades 

Carta de Curso e Carta Doutoral

Para além da certidão de registo, pode ser requerida pelo estudante a Carta de Curso, caso tenha concluído licenciatura, mestrado ou mestrado integrado ou Carta Doutoral, caso tenha concluído um doutoramento. 

Prazos de emissão dos documentos

Com exceção dos documentos solicitados com taxa de urgência,  os prazos de emissão dos documentos são os seguintes :

a) 30 dias úteis para as certidões de registo de grau e respetivo suplemento ao diploma;

b) 90 dias úteis para as cartas de curso;

c) 10 dias úteis para as restantes certidões.

A contagem do prazo para emissão inicia-se após a realização do pagamento dos respetivos emolumentos ou da regularização do lançamento de classificação, caso esteja em falta.  

Estão isentas de emolumentos para alunos da UALG:

a) As certidões para fins de ADSE ou outros subsistemas de saúde, abono de família, IRS, fins militares e pensões de sangue;

b) Os certificados de aproveitamento/avaliação final dos alunos em regime de mobilidade;

c) Os certificados de aproveitamento dos alunos matriculados em ciclos de estudos Erasmus Mundus;

d) Os certificados de aproveitamento a remeter para instituições parceiras relativamente a alunos matriculados e inscritos em cursos em associação, quando tal tenha ficado acordado.

Prazos e Emolumentos para emissão de documentos do INUAF

Tendo a Universidade do Algarve ficado com a guarda do espólio  académico do INUAF, a  emissão de certificação é limitada a um conjunto específico de documentos, com prazos de emissão e emolumentos distintos. Consulte AQUI.

Mais informações: Balcão de Atendimento Online

Share Partilhar