À chegada

Estudar na UAlg

» À Chegada 

Bem vindos à Universidade do Algarve! / Welcome to the University of the Algarve! 

Para facilitar os procedimentos do registo à chegada, todos devem imprimir os formulários de acordo com o tipo de Mobilidade abaixo indicada, preencher e entregá-los à chegada no Gabinete de Relações Internacionais / Please print and complete the ERASMUS forms below BEFORE arrival at the  International Relations Office

- Mobilidade ao abrigo dos Protocolos de Cooperação

- Erasmus +

- Erasmus Mundus

 

--------------------------------------------------//--------------------------------------------------

No início de cada ano letivo, a Universidade do Algarve organiza uma semana de orientação (Orientation Week) para ajudar os estudantes a integrarem-se na Universidade e conhecer melhor a cidade. Assim, aconselha-se os estudantes a chegar a tempo para assistir a este evento.

No 2 º semestre a Universidade organiza um evento semelhante: o Dia de Boas vindas (Welcome Day).

 

 

Como chegar a Faro / Questões académicas e administrativas/ Procedimentos legais/ Checklist

 

Como Chegar ao alojamento universitário

Logo que chegue a Faro, poderá dirigir-se de imediato à residência que lhe foi reservada.

Se chegar fora das horas de serviço, isto é, à noite ou durante o fim de semana, deverá informar o Gabinete de Relações Internacionais e Mobilidade que providenciará as informações necessárias.

Se foi admitido numa Residencia Universitaria deverá, em primeiro lugar, dirigir-se aos Serviços de Ação Social, a fim de cumprir as formalidades necessárias e proceder ao pagamento.

 

Morada:

Serviços de Ação Social (SAS)

Universidade do Algarve

Campus da Penha

8005-139 Faro

 

Horário: Segunda-feira a sexta-feira, das 09h00 – 12h30 e das 14h00 – 17h00.

                                                                             

Questões académicas e administrativas

INSCRIÇÃO NA UNIVERSIDADE

Após a sua chegada, os estudantes devem dirigir-se o mais rápido possível ao Gabinete de Relações Internacionais e Mobilidade apresentando os seguintes documentos:

↘      Carta de aceitação e Contrato de estudos (Learning Agreement)

↘      Documento de identificação ou Passaporte

↘      Cartão Europeu de Saúde ou Seguro de saúde privado (se não for cidadão Europeu) ou o PB4 no caso de estudantes brasileiros

↘      Visto de estudos português (para cidadãos não-europeus, mesmo que seja por períodos inferiores a 3 meses)

↘      Pessoa de contacto em caso de emergência

↘      2 fotos

 

Após a sua chegada os estudantes devem também:

↘      Preencher um formulário de dados estatísticos (não se esqueça que o seu nome oficial é o que aparece no documento de identificação ou passaporte);

↘      Apresente-se ao Coordenador de Moblidade da Faculdade ou Escola onde irá estudar (verifique nos Contactos o endereço de email) (link para “CONTACTOS”)

↘      Se tiver alojamento numa residência universitária, deve dirigir-se aos Serviços de Ação Social para formalizar a entrada e efetuar o pagamento.

 

Importante: No caso das suas habilitações literárias precisarem de ser reconhecidas, deve entregar o mais depressa possível os documentos necessários, devidamente traduzidos e certificados. Por favor, verifique Reconhecimento de Qualificações (link ao assunto em "Antes de chegar”)

 

O Gabinete de Relações Internacionais e Mobilidade irá providenciar aos estudantes um e-mail da Universidade e uma palavra-passe que permitirá o acesso ao nosso sistema de tutoria virtual, onde poderá aceder a todas as informações relacionadas com as disciplinas escolhidas.

Não esquecer: Para ser reconhecido pela tutoria virtual, é necessário um primeiro registo no sistema usando a palavra-passe que lhe foi entregue.

 

Alterações ao Learning Agreement

Os estudantes devem ter em atenção que muitas vezes é necessário modificar os seus planos de estudo iniciais devido, principalmente, a incompatibilidades de horários. No entanto, estas modificações (Changes to the Learning Agreement) só poderão ser feitas dentro dum prazo curto após o início das aulas e não após a sua chegada à Universidade.

 

Prazos para alterar o Learning Agreement:

↘      2 semanas após o início das aulas (para aulas semestrais)

 

Qualquer alteração ao Learning Agreement deverá ser feito junto do Coordenador de Mobilidade da respetiva Unidade Orgânica (Faculdade ou Escola) onde está integrado e o documento devidamente assinado deverá ser entregue no Gabinete de Relações Internacionais e Mobilidade, dentro dos prazos estabelecidos.

Não se esqueça de contactar a sua Universidade de origem e garantir que aceita as alterações propostas ao seu Learning Agreement, pois terá que assinar também o documento.

No final da sua estadia, a Universidade do Algarve enviará à Universidade de origem do aluno o respetivo Transcript of Records que apenas conterá as disciplinas refletidas no Learning Agreement e no Changes to the Learning Agreement.

Não esquecer: Qualquer alteração que não seja devidamente feita, assinada e entregue no Gabinete de Relações Internacionais e Mobilidade não constará no Transcript of Records.

 

 semana de receção aos alunos estrangeiros

 

No início de cada ano letivo, geralmente antes do início das aulas, a Universidade do Algarve organiza uma semana de receção e orientação aos alunos estrangeiros (“Orientation Week”) para auxiliá-los a integrarem-se na academia e para que conheçam a cidade que os irá acolher durante algum tempo.

Durante esta semana são apresentadas sessões com diferentes temas, bem como realizadas visitas à cidade de Faro e arredores. Assim, aconselha-se os estudantes a chegarem a tempo de participar nestas atividades.

 

No início do 2º semestre é organizada uma sessão de acolhimento semelhante, o “Welcome Day”, que tem a mesma finalidade, mas com a duração apenas de um dia.

 

 

Cursos de Lingua Portuguesa

 

Para se poder integrar na vida quotidiana local é necessário aprender a língua nacional. Assim, a Universidade do Algarve organiza cursos de língua portuguesa para estrangeiros a vários níveis, cursos a que os alunos são fortemente aconselhados a realizar.

 

↘      Português como Língua Estrangeira – 3 ECTS, em cada semestre. Dirigido a todos os estudantes estrangeiros que frequentam a Universidade e desejem aprender ou melhorar o seu conhecimento do idioma.

↘      Curso Intensivo de Língua Portuguesa ERASMUS (EILC) – 5 ECTS, lecionado geralmente nos meses de julho/agosto ou janeiro. Para estudantes Erasmus que vêm estudar em Portugal as candidaturas devem ser feitas no portal da nossa Agência Nacional: www.proalv.pt

 

Nota: Alguns cursos têm um preço associado.

When your registration at the University is complete, you will be able to use, free of charge, the University ambulatory medical services (Serviços Médico-Sociais).

The Student Support and Welfare Services (SAS) offer healthcare in areas of general practice, gynaecology, nursing, psychology and nutrition counselling. The University maintains contractual agreements in areas of dental care, physiotherapy and chiropody.

These services carry out different type of tests, promote the prevention of sexually

University Medical Services

transmitting diseases and participate in a European project on drug dependence. This service is also partner in a transnational observatory on drug prevention in higher institutions with an online information clinic offering advice and support on drugs and treatment.

 

Procedimentos Legais

 

 Estudantes não europeus – residência temporaria

Os estudantes não europeus deverão dirigir-se ao Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) com a maior brevidade possível, a fim de solicitar um visto de residência temporário.

Os cidadãos não europeus, logo que cheguem a Portugal, devem fazer uma marcação, através do centro telefónico do SEF, o qual marcará um dia e hora para se encontrar pessoalmente com um dos técnicos inspetores. O Gabinete de Relações Internacionais e Mobilidade poderá ajudar, se necessário.

 

Centro telefónico do SEF:

↘      Por rede fixa: 808 202 653

↘      Por rede móvel: 808 962 690

 

Morada:

Loja do Cidadão de Faro

SEF – Serviço de Estrangeiros e Fronteiras

Mercado Municipal

Largo Dr. Francisco Sá Carneiro          

8000-151 FARO

 

Horário: Segunda-feira a Sexta-feira das 9h00 às 17h30

 

Estudantes Europeus – registo

Todos os estudantes, docentes e não docentes que realizem um periodo de mobilidade superior a 3 meses em Portugal devem registar-se na Junta de Freguesia / Câmara Municipal da sua área de residência.

Em caso de trazerem os seus carros,  devem contactar os serviços de Alfândega para conhecimento dos procedimentos necessários.

 

 Dinheiro e Contas Bancárias

Portugal é um dos dezassete estados membros da União Europeia que adotou o Euro (€) como moeda sua, desde o ano 2000.

Caso seja necessário abrir uma conta bancária em Portugal, deverá trazer um certificado de residência no seu país de origem, devidamente traduzido e autenticado pelo Consulado ou Embaixada Portuguesa.

Para abrir uma conta, normalmente é solicitada a seguinte documentação:

↘      Formulários do Banco

↘      Certificado de residência no país de origem, devidamente autenticado pelo Consulado ou Embaixada Portuguesa

↘      Passaporte ou cartão de residência emitido pelo SEF

↘      Número de contribuinte português

↘      Contrato de bolsa devidamente assinado (se aplicável)

 

Registo no Centro de Saúde

(Para brasileiros detentores do PB4 e investigadores)

Todos os cidadãos estrangeiros que se encontrem em Portugal têm direito a usufruir de cuidados de saúde. Todos os serviços de saúde públicos estão sob a supervisão do Serviço Nacional de Saúde.

Cidadãos estrangeiros residentes em Portugal (com visto de residência) têm direito aos cuidados de saúde, bem como a medicação prescrita, desde que sejam detentores do Cartão de Utente. O Cartão de Utente é obtido fazendo o registo no centro de saúde mais próximo da área de residência.

Estudantes brasileiros, detentores do PB4 deverão fazer a sua inscrição no centro de saúde de Faro para poderem usufruir de todos os cuidados de saúde.

Os investigadores com contrato com a Universidade do Algarve devem, também, registar-se no centro de saúde mais próximo da área de residência.

 

checklist

 

À chegada:

↘      Fazer o registo no Gabinete de Relações Internacionais e Mobilidade (GRIM)

↘      Obter uma conta de email

↘      Fazer o registo na tutoria electrónica

↘      Entregar documentos para reconhecimento de qualificações (se aplicável)

↘      Verificar os cursos de língua portuguesa disponíveis

↘      Ir aos Serviços de Ação Social para fazer o seu registo e pagamento do alojamento (em caso de alojamento em residência universitária)

↘      Reunir com o respetivo Coordenador de Mobilidade

↘      Abrir uma conta bancária (se necessário)

↘      Fazer o registo na Junta de Freguesia ou Câmara Municipal de Faro

↘      Solicitar o visto de residência no SEF (se necessário)

↘      Fazer o registo no Centro de Saúde (se necessário)

 

IMPORTANTE: Não esquecer prazo para alterações ao seu plano de estudos (Learning Agreement).