CIMA e Marinha Portuguesa colaboram em projeto

O Centro de Investigação Marinha e Ambiental (CIMA) da Universidade do Algarve iniciou, no passado dia 12 de março, uma cooperação com a Marinha Portuguesa, no âmbito do projeto Observatório Costeiro Ambiental do Sud-Oeste - OCASO (INTERREG).

Esta colaboração irá decorrer nos próximos 12 meses, na costa algarvia, com o objetivo de melhorar o conhecimento da circulação oceânica na região. Para isso será utilizada uma metodologia inovadora, recorrendo a um veículo submarino autónomo, para medir as propriedades e a qualidade da água do mar.

O projeto OCASO, quando concluído, contribuirá para as atividades económicas na região, como a aquacultura, a pesca e o turismo, fornecendo dados como a qualidade da água nas praias ou relativos à visibilidade, relevante, por exemplo, para a prática de mergulho.