Consulta Pública

Consulta Pública

A Comissão Regional da Dieta Mediterrânica, da qual a Universidade do Algarve (UAlg) é parceira, realizou o Plano de Ação e Salvaguarda – Algarve, com o objetivo de “manter, salvaguardar e transmitir às novas gerações os fundamentos e práticas da Dieta Mediterrânica”. Elaborado e coordenado pela UAlg, em colaboração com diversas entidades regionais, o Plano de Atividades 2018 – 2021 encontra-se disponível para consulta pública aqui.

 

Este Plano define os objetivos e as iniciativas estratégicas para a salvaguarda do Património Cultural Imaterial da Dieta Mediterrânica, nomeadamente no que diz respeito a: identificação, investigação e documentação; preservação e proteção; promoção e valorização; transmissão, através da educação formal e não formal.

 

Presidida pela CCDR Algarve, esta Comissão tem como parceiros as seguintes entidades: Universidade do Algarve, Município de Tavira, Direção Regional de Cultura do Algarve, Direção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve, Região de Turismo do Algarve, Turismo de Portugal (Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve e Escola de Hotelaria e Turismo de Vila Real de Santo António, Associação IN Loco, Associação dos Hoteleiros e Industriais do Algarve, Confraria dos Gastrónomos do Algarve, Confraria dos Enófilos e Gastronómica do Algarve, Tertúlia Algarvia e Fundação Portuguesa de Cardiologia – Algarve.

 

Recorde-se que a Dieta Mediterrânica foi inscrita na lista do património Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO a 4 de dezembro de 2013.