Curso de Verão 2019 "Conhece-te por dentro - uma viagem imagiológica ao interior do corpo humano"

Data: 01 julho - 05 julho

Horário: 09h30 - 12h30

Local: Campus de Gambelas - Complexo Pedagógico, sala 3.17 | Edifício 2, sala 1.53

Vagas: 30

Matérias de estudo/cursos de interesse: Imagem Médica e Radioterapia

Objetivos

Este curso, de caracter predominantemente prático e com participação ativa do público alvo, tem como objetivo dar a conhecer e permitir um primeiro contacto com a área da Imagiologia Médica e Radioterapia e ajudar no processo de escolha vocacional dos participantes.

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

Dia 01 julho
Descobre o que te move

Noções de anatomia humana com recurso a modelos anatómicos: introdução à anatomia humana, visualização de videos/animações sobre anatomia, utilização prática de modelos anatómicos, QUIZ de curiosidades do corpo humano.

Dia 02 julho
Os bastidores da Imagiologia Médica e Radioterapia
Noções gerais sobre as diferentes técnicas: o que são, para que servem e os seus benefícios.
Visualização de imagens e vídeos das diferentes técnicas (através de uma seleção prévia de casos interessantes).

Dia 03 julho
Reflexo do corpo humano pela ecografia

Demonstração prática das potencialidades da imagem em ultrassonografia/ecografia.

Dia 04 julho
A manipulação da imagem médica através do teu computador

Manipulação de imagens médicas selecionadas de Tomografia Computorizada (TAC), Ressonância Magnética (RM) e Técnicas Híbridas com recurso a aplicações informáticas.

Dia 05 julho
Dia interativo com visita de estudo

Workshop – Perguntas e respostas.
Visita guiada ao serviço de Imagiologia do Centro Hospitalar Universitário do Algarve – Unidade de Faro.

Nota: Os participantes deverão trazer computador portátil para o dia 4 de julho.

​​​​​​​