Curso de Verão 2019 "(Dis)cursos e Práticas em Psicologia e Ciências da Educação"

Data: 01 julho - 05 julho

Horário: 09h30 - 12h30

Local: Campus de Gambelas, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais

Vagas: 20

Matérias de estudo/cursos de interesse: Psicologia / Ciências da Educação e da Formação

Objetivos

Dar a conhecer as diferentes áreas científicas da Psicologia e das Ciências da Educação e da Formação.

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

Dia 1 - 01  julho
Dia das Ciências da Educação e da Formação: Viver a Escola: aprender a fazer projetos educativos
Nesta sessão, os participantes irão aprender a:
- identificar dificuldades/problemas na sua escola;
- planificar um conjunto de atividades que contribuam para a resolução dos problemas identificados, considerando os recursos disponíveis (materiais, humanos e financeiros);
- avaliar as suas propostas.
A metodologia a utilizar será o trabalho de projeto, numa lógica de aprendizagem colaborativa.

Dia 2 - 02  julho
Dia da Psicologia da Educação:
Adolescentes na Internet: oportunidades e riscos
Hoje é difícil estar offline…. Ligados estamos à distância dum clic para contactar com os amigos, ler o que alguém escreve ou ainda publicar aquilo que sentimos ou pensamos.
A liberdade e a facilidade de comunicar, criar e tornar público, a ideia de pertença, identidade e partilha são motivações importantes para muitos adolescentes usarem estas oportunidades juntando-se a outros com interesses comuns.
Estar presente na rede, fazer ouvir a sua voz (compreendendo que tudo o que é publicado na Internet lá fica), pensar sobre como nos apresentamos nos espaços online compreendendo também os riscos envolvidos. Estes são os desafios que vos propomos.

Local: Edifício 1, sala 0.35

Dia 3 - 03  julho
Dia da Neuropsicologia: Como funciona a nossa memória?
Vamos explorar os caminhos da memória humana:
- Que tipos de memória temos? Como funciona?
- Que processos ocorrem no cérebro para que possamos aprender e armazenar informação?
- Onde estão as nossas memórias no cérebro?
- E o que acontece à memória quando o nosso cérebro sofre uma lesão?
Vamos ainda abordar a importância do Neuropsicólogo na avaliação e reabilitação da memória, assim como experimentar um conjunto de técnicas para o estudo da mesma através de pequenas demonstrações (com recurso a técnicas comportamentais e de imagem cerebral como o eletroencefalograma e o eye-tracking).

Dia 4 - 04  julho

Dia da Psicologia Clínica e da Saúde: Do normal ao patológico
Nesta sessão pretende-se clarificar os conceitos de normal e patológico no contexto da Psicologia Clínica.
Pretendemos ainda dar um especial destaque ao desenvolvimento da timidez até à ansiedade social.
Com esta sessão poderás aprender o que é a ansiedade social e porque acontece, o tipo de investigação que se realiza para encontrar as melhores formas de tratamento e ainda uma abordagem à intervenção clínica dirigida a pessoas com ansiedade social.

Dia 5 - 05  julho
Dia da Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações: Do indivíduo ao grupo, ou do grupo ao indivíduo?
Como nos relacionamos? Quais os processos que utilizamos para interagir com o outro?
​​​​​​​É nosso propósito explorar a forma como percecionamos os outros, como construímos o outro e interagimos com ele.
A categorização social e as interações entre indivíduos e grupos emergem das perceções comuns dos indivíduos como pertencentes a uma mesma categoria social.
Construímos a identidade pessoal a partir de características específicas, mas também a partir da pertença a um determinado grupo.
A pertença a um grupo facilita a nossa integração social e faz de nós quem somos.
Os temas abordados serão realizados através da dinamização de diferentes exercícios de dinâmica de grupo. Todos os grupos devem ser compreendidos como a totalidade das dinâmicas que resultam das interações entre os seus membros.

​​​​​​​