Curso de Verão 2019 "Ser empreendedor - uma atitude de vida"

Imagem relacionada

Data: 01 julho - 05 julho

Horário: 09h30 - 12h30

Local: Campus de Gambelas

Vagas: 20

Matérias de estudo: Empreendedorismo

Objetivos

Através deste curso de verão pretende-se que os jovens contactem com a temática do empreendedorismo e que, através de um curso prático, tenham a possibilidade de conhecer e desenvolver as suas competências empreendedoras, ao mesmo tempo que adquirem conhecimentos do mundo empresarial.
Organizado sobre as principais áreas do mundo do empreendedorismo e do empresarialismo, este curso oferece aos alunos a possibilidade de porem as “mãos na massa”, contribuindo ativamente para o seu crescimento pessoal, académico e profissional.

Competências que desenvolve

Competência específica Área de competência-chave para o empreendedorismo
Espírito crítico Iniciativa e criatividade
Motivação Iniciativa e criatividade
Autoconfiança Relações interpessoais e sociabilidade
Interação de grupo Trabalho em equipa e cooperação
Trabalho em equipa Trabalho em equipa e cooperação
Perceção da diferença Relações interpessoais e sociabilidade
Assertividade Expressão e comunicação

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

Cada uma das sessões terá uma temática diferente e permitirá aos jovens contactar mais profundamente com uma área temática do empreendedorismo.

Sessão 1 - 01 julho
O que é o empreendedorismo? O que é ser empreendedor?

Nesta sessão será introduzida a temática do empreendedorismo, apresentando as suas características e importância.
Será também mostrado o que é ser empreendedor e quais as competências que possui.

Objetivos
Contactar com o mundo do empreendedorismo.
Conhecer e compreender a noção de empreendedor e empreendedorismo.
Diferenciar empreendedor de empresário.
Identificar características e pessoas empreendedoras.

Sessão 2 - 02 julho
Competências empreendedoras
Esta sessão será dedicada às competências empreendedoras.
Numa primeira fase, serão identificadas as principais características de um empreendedor e, numa segunda fase, os alunos terão a possibilidade de treinar algumas dessas atividades através da participação em exercícios práticos.

Objetivos
Identificar as características de uma pessoa empreendedora.
Treinar algumas competências empreendedoras, nomeadamente criatividade, resolução de problemas e gestão financeira.
Reconhecer as implicações futuras de uma atitude empreendedora.

Sessão 3 - 03 julho
Criação de empresas: passos e processos I
Nesta sessão serão discutidas as implicações práticas da cultura empreendedora no futuro profissional e pessoal dos jovens.
Serão também apresentadas estratégias de identificação de ideias de negócios e a distinção entre ideia e oportunidade.
Para finalizar, serão ainda apresentados os passos que devem ser realizados quando se pretende constituir uma empresa e quais os problemas que podem ser encontrados ao longo desse processo.

Objetivos
Compreender a diferença entre ideia e oportunidade.
Reconhecer oportunidades de negócio.
Identificar os passos necessários para a criação de uma empresa.

Sessão 4 -04 julho
Criação de empresas: passos e processos II
Após a identificação dos passos necessários para a criação de uma empresa, esta sessão será dedicada a alguns aspetos particulares deste processo.
Numa primeira fase será apresentado o plano de negócios, instrumento de trabalho essencial para quem pretende dar início à sua própria empresa.
Posteriormente será feita uma breve introdução às questões da propriedade intelectual, com especial enfoque no registo de marcas e patentes.
Finalmente será abordada a questão da imagem corporativa de uma empresa e a sua importância para a promoção da empresa e dos seus produtos/serviços.

Objetivos
Conhecer o papel do plano de negócios no mundo empresarial e aprender quais as partes que o constituem.
Reconhecer a importância, para uma empresa, do registo de marcas e/ou patentes.
Identificar a necessidade de uma empresa possuir uma imagem corporativa clara e objetiva.

Sessão 5 - 05 julho
A experiência empreendedora
Nesta sessão os jovens terão a possibilidade de contactar com diferentes empreendedores e conhecer as suas experiências no processo de construção das suas empresas.

Objetivos
Contactar com empreendedores e conhecer as suas experiências.
Conhecer o CRIA e identificar as suas áreas de intervenção.

​​​​​​​