Curso de Verão Online 2020 "Conhece-te por dentro - uma viagem imagiológica ao interior do corpo humano"

Data: 06 julho - 10 julho

Horário: 10h30 - 11h30

Meio de transmissão: Videoconferência Zoom

Professores responsáveis: Bianca Vicente e Rui Almeida
​​​​​​​

Vagas: 30

Matérias de estudo/cursos de interesse: Imagem Médica e Radioterapia

Objetivos

Este curso, de caracter predominantemente prático e com participação ativa do público-alvo, é destinado a estudantes dos ensinos básico e secundário, com o objetivo de dar a conhecer e permitir um primeiro contacto com a área da Imagiologia Médica e Radioterapia, de modo a ajudar os participantes no processo de escolha vocacional.

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

Dia 01 - 6 julho
Descobre o que te move

Noções de anatomia humana com recurso a modelos anatómicos: introdução à anatomia humana, visualização de vídeos/animações sobre anatomia, utilização prática de modelos anatómicos, QUIZ de curiosidades do corpo humano.

Dia 02 - 7 julho
Os bastidores da Radioterapia
Noções gerais sobre esta área terapêutica e demonstração ilustrativa das etapas/percurso do doente durante um tratamento de Radioterapia, desde a aquisição do exame de Tomografia Compitorizada de planeamento e dosimetria até à administração da terapêutica no acelerador linera.

Dia 03 - 8 julho
A manipulação da imagem médica através do computador

Manipulação de imagens médicas selecionadas de Tomografia Computorizada (TAC), Ressonância Magnética (RM) e Técnicas Híbridas com recurso a aplicações informáticas.

Dia 04 - 9 julho
Reflexo do corpo humano pela ecografia

Demonstração prática das potencialidades da imagem em ultrassonografia/ecografia.

Dia 05 - 10 julho
Os bastidores da Medicina Nuclear

Noções gerais e conceitos básicos sobre a Medicina Nuclear.
Visualização de filmes demonstrativos de procedimentos práticos como aquisição de exames na câmara-gama e produção de radiofármacos na radiofarmácia.

Notas importantes:
- Para a atividade do dia 3 (08 julho), nomeadamente “A manipulação da imagem médica através do computador”, é necessária a instalação do aplicativo RadiAnt DICOM Viewer no computador próprio, com o sistema operacional Windows (a alternativa para o sistema iOS é o aplicativo HOROS).
- A realização da atividade não é possível através da utilização de tablet ou smartphone.

​​​​​​​