Curso de verão Online 2020 "Saúde em ação, o teu curso de verão!"
Data: 13 julho - 17 julho
Horário: 10h30 - 11h30
Meio de transmissão: Videoconferência Zoom
Coordenador: Susana Rodrigues
Vagas: 30
Matérias de estudo/cursos de interesse: Ciências Biomédicas Laboratoriais / Dietética e Nutrição / Enfermagem / Farmácia / Imagem Médica e Radioterapia
Objetivos
O curso de verão "Saúde em ação, o teu curso de verão" pretende realizar uma introdução às diferentes áreas de saúde cuja oferta formativa está disponível na Escola Superior de Saúde para o ano letivo 2020/2021, com o objetivo de dar a conhecer alguns aspetos sobre as áreas de atuação de cada uma das profissões.
O curso irá envolver as áreas de Ciências Biomédicas Laboratoriais, Dietética e Nutrição, Enfermagem, Farmácia e Imagem Médica e Radioterapia.
Os participantes serão convidados a conhecer a abordagem dos diversos profissionais de saúde.
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
Dia 1 – 13 julho
Vamos falar da Enfermagem. Faz connosco esta viagem
Visita guiada a locais onde vários enfermeiros exercem funções, de modo a conhecer o seu testemunho e a diversidade de áreas de atuação. Adicionalmente, considerando a preponderância que os estudantes têm no processo de ensino aprendizagem, dois estudantes darão o seu testemunho acerca das atividades desenvolvidas no decurso do Curso de Licenciatura em Enfermagem.
- Exercício profissional de um enfermeiro que trabalha em Cuidados de Saúde Hospitalares, numa Unidade de Cuidados Intensivos;
- Exercício profissional de um enfermeiro que trabalha em Cuidados de Saúde Primários;
- Exercício profissional de um enfermeiro que trabalha na área da Gestão em Saúde;
- Exercício profissional de um enfermeiro que trabalha na área da Investigação;
- Exercício profissional de um enfermeiro que trabalha na área do Ensino;
- Experiência de um estudante de enfermagem em iniciativas junto da população.
Professores responsáveis: Cláudia Oliveira; Eric Lopes; Helena José; Maria Augusta Ferreira; Maria do Céu Neves; Sara Luz ; Sérgio Branco; Tânia Gonçalves
Dia 2 – 14 julho
Farmácia
Neste dia pretende-se que o aluno conheça parte do conteúdo funcional da carreira do Técnico Superior de Farmácia (TSF).
Existem imensos medicamentos e produtos cosméticos no mercado, no entanto poderá haver a necessidade de se produzirem, nos serviços farmacêuticos hospitalares ou farmácias comunitárias, formulações inexistentes no mercado, sendo esta uma das áreas de atuação dos TSF.
Uma outra função dos TSF é dispensar os medicamentos, nas farmácias ou parafarmácias, e efetuar o respetivo aconselhamento, garantindo desta forma uma utilização segura e eficaz.
Serão abordados conceitos sobre o ciclo menstrual fisiológico, os diversos métodos contracetivos e os principais mitos que habitualmente surgem da sua utilização.
Haverá ainda espaço para esclarecimento de todas as questões que os participantes queiram colocar sobre esta temática.
Professores responsáveis: Luis Braz; Margarida Espirito Santo; Tânia Nascimento
Dia 3 – 15 julho
Imagiologia Médica e Radioterapia
A imagiologia médica tem um papel primordial e surge na primeira linha de atuação no diagnóstico e respetiva decisão sobre quais os procedimentos terapêuticos a serem adotados.
Assim, nesta atividade, os participantes terão a oportunidade de conhecer os diversos meios de diagnóstico por imagem que são utilizados, através da observação e manipulação de vídeos e imagens alusivas a casos reais em contexto hospitalar.
Para além disso, poderão conhecer as diversas valências do serviço de imagiologia e sua missão. Desta forma, será possível uma maior perceção da atuação dos Técnicos Superiores de Imagem Médica e Radioterapia na sua prática diária através de uma visita de estudo interativa ao Centro Hospitalar Universitário do Algarve - Unidade de Faro.
Professores responsáveis: Bianca Vicente; Rui Almeida
Dia 4 – 16 julho
Ciências Biomédicas Laboratoriais
Nesta atividade será realizada uma apresentação do curso, das saídas profissionais e das principais áreas de intervenção.
Será feita uma demonstração da determinação do grupo sanguíneo pela técnica da aglutinação, uma das técnicas de base do Técnico Superior de Análises Clínicas e Saúde Pública na Imuno-hemoterapia.
Professor responsável: Ana Patrícia Mateus
Dia 5 – 17 julho
Dietética e Nutrição
Nesta sessão pretende-se que o aluno conheça o conteúdo funcional da profissão de Nutricionista nas áreas da Nutrição Clínica, Alimentação Coletiva e Restauração, e da Nutrição Comunitária e Saúde Pública.
Pretende-se identificar e exemplificar algumas das atividades que o nutricionista leva a cabo na sua prática profissional. Serão demonstradas técnicas de avaliação do estado nutricional e de determinação de necessidades energéticas e nutricionais e, também, a forma como estes dados podem ser utilizados para promover o estado nutricional de indivíduos e grupos populacionais específicos.
Materiais: papel, lápis e calculadora
Professor responsável: Conceição Jardim | Docentes que lecionam: Maria Palma Mateus e Ezequiel Pinto


Partilhar