Curso de verão Online 2020 "Saúde em ação, o teu curso de verão!"

Data: 6 julho - 10 julho

Horário: 10h30 - 11h30

Meio de transmissão: Videoconferência Zoom

Coordenador: Susana Rodrigues

Vagas: 30

Matérias de estudo/cursos de interesse: Ciências Biomédicas Laboratoriais / Dietética e Nutrição / Enfermagem / Farmácia / Imagem Médica e Radioterapia

Objetivos

O curso de verão "Saúde em ação, o teu curso de verão" pretende realizar uma introdução às diferentes áreas de saúde cuja oferta formativa está disponível na Escola Superior de Saúde para o ano letivo 2020/2021, com o objetivo de dar a conhecer alguns aspetos sobre as áreas de atuação de cada uma das profissões.
O curso irá envolver as áreas de Ciências Biomédicas Laboratoriais, Dietética e Nutrição, Enfermagem, Farmácia e Imagem Médica e Radioterapia.
Os participantes serão convidados a conhecer a abordagem dos diversos profissionais de saúde.

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

Dia 1 – 06 julho
Vamos falar da Enfermagem. Faz connosco esta viagem
Visita guiada a locais onde vários enfermeiros exercem funções, de modo a conhecer o seu testemunho e a diversidade de áreas de atuação. Adicionalmente, considerando a preponderância que os estudantes têm no processo de ensino aprendizagem, dois estudantes darão o seu testemunho acerca das atividades desenvolvidas no decurso do Curso de Licenciatura em Enfermagem.
Exercício profissional de um enfermeiro que trabalha em Cuidados de Saúde Hospitalares, numa Unidade de Cuidados Intensivos;
- E
xercício profissional de um enfermeiro que trabalha em Cuidados de Saúde Primários;
Exercício profissional de um enfermeiro que trabalha na área da Gestão em Saúde;
Exercício profissional de um enfermeiro que trabalha na área da Investigação;
Exercício profissional de um enfermeiro que trabalha na área do Ensino;
Experiência de um estudante de enfermagem em iniciativas junto da população.
Professores responsáveis: Cláudia Oliveira; Eric Lopes; Helena José; Maria Augusta Ferreira; Maria do Céu Neves; Sara Luz ; Sérgio Branco; Tânia Gonçalves

Dia 2 – 07 julho
Farmácia
Neste dia pretende-se que o aluno conheça parte do conteúdo funcional da carreira do Técnico Superior de Farmácia (TSF).
Existem imensos medicamentos e produtos cosméticos no mercado, no entanto poderá haver a necessidade de se produzirem, nos serviços farmacêuticos hospitalares ou farmácias comunitárias, formulações inexistentes no mercado, sendo esta uma das áreas de atuação dos TSF.
Uma outra função dos TSF é dispensar os medicamentos, nas farmácias ou parafarmácias, e efetuar o respetivo aconselhamento, garantindo desta forma uma utilização segura e eficaz.
Será demonstrada, de forma interativa, a preparação de uma solução desinfetante para mãos, bem como o respetivo controlo de qualidade.

Haverá ainda espaço para esclarecimento de todas as questões que os participantes queiram colocar sobre esta temática.
Professores responsáveis: Luis Braz; Margarida Espirito Santo; Tânia Nascimento

Dia 3 – 08 julho
Imagiologia Médica e Radioterapia
A imagiologia médica tem um papel primordial e surge na primeira linha de atuação no diagnóstico e respetiva decisão sobre quais os procedimentos terapêuticos a serem adotados.
Assim, nesta atividade, os participantes terão a oportunidade de conhecer os diversos meios de diagnóstico por imagem que são utilizados, através da observação e manipulação de vídeos e imagens alusivas a casos reais em contexto hospitalar.

Para além disso, poderão conhecer as diversas valências do serviço de imagiologia e sua missão. Desta forma, será possível uma maior perceção da atuação dos Técnicos Superiores de Imagem Médica e Radioterapia na sua prática diária através de uma visita de estudo interativa ao Centro Hospitalar Universitário do Algarve - Unidade de Faro.
Professores responsáveis: Bianca Vicente; Rui Almeida

Dia 4 – 09 julho
Ciências Biomédicas Laboratoriais
Nesta atividade será realizada uma
apresentação do curso, das saídas profissionais e das principais áreas de intervenção.
Será feita uma demonstração da determinação do grupo sanguíneo pela técnica da aglutinação, uma das técnicas de base do Técnico Superior de Análises Clínicas e Saúde Pública na Imuno-hemoterapia.
Professor responsável: Ana Patrícia Mateus

Dia 5 – 10 julho
Dietética e Nutrição
Nesta sessão pretende-se que o aluno conheça o conteúdo funcional da profissão de Nutricionista nas áreas da Nutrição Clínica, Alimentação Coletiva e Restauração, e da Nutrição Comunitária e Saúde Pública.
​​​​​​​
Pretende-se identificar e exemplificar algumas das atividades que o nutricionista leva a cabo na sua prática profissional. Serão demonstradas técnicas de avaliação do estado nutricional e de determinação de necessidades energéticas e nutricionais e, também, a forma como estes dados podem ser utilizados para promover o estado nutricional de indivíduos e grupos populacionais específicos.
Materiais: papel, lápis e calculadora
Professor r
esponsável: Conceição Jardim | Docentes que lecionam: Maria Palma Mateus e Ezequiel Pinto
​​​​​​​