Embaixador da Irlanda em Portugal

A Universidade do Algarve recebeu, no dia 17 de outubro, a visita de cortesia do embaixador da Irlanda em Portugal, Ralph Victory. Tendo recebido as suas credenciais no passado mês de agosto, esta foi a primeira visita diplomática que o embaixador realizou fora de Lisboa.​​​​​​​

Para iniciar a visita, Ralph Victory foi recebido pelo reitor da UAlg, Paulo Águas, com quem se reuniu para uma breve apresentação sobre a Academia algarvia, nomeadamente sobre as relações académicas e de investigação existentes entre a UAlg e universidades irlandesas.

Relativamente aos intercâmbios, a Irlanda é um dos países mais escolhido pelos estudantes da UAlg, na sua maioria do curso de Biologia Marinha, para realizar um programa de mobilidade, existindo, atualmente, diversos protocolos estabelecidos entre a Academia algarvia e universidades e empresas da Irlanda. No sentido inverso, nos últimos anos, também a UAlg tem assistido a um aumento significativo de estudantes irlandeses que escolhem a instituição para realizar o seu mestrado completo.

Durante a reunião, a área do Mar esteve em destaque, tendo o embaixador revelado a intenção de promover e aproximar a UAlg das diversas Instituições de Ensino Superior irlandesas, potenciando, assim, a realização de mais projetos, quer nessa área, quer noutras oferecidas pela Academia algarvia.

A terminar, o embaixador prometeu regressar à UAlg para uma reunião mais alargada, com o intuito de explorar novas oportunidades.​​​​​​​​​​​​​​