Entrega de Bolsas de Excelência 2014/15

Entrega de Bolsas de Excelência 2014/15

No dia 13 de dezembro, 41 alunos da Universidade do Algarve foram distinguidos numa cerimónia pública, que decorreu no Grande Auditório do Campus de Gambelas, com a entrega das Bolsas de Excelência, que pagarão integralmente a propina do 1º ano de licenciatura ou de mestrado integrado aos melhores alunos que se matricularam no 1.º ano, em 2014/2015.

O repto foi lançado pela Universidade do Algarve e, mais uma vez, 35 empresas das mais diversas áreas, como turismo, banca, saúde, imobiliário, comércio e serviços, reponderam ao desafio, premiando e reconhecendo o mérito e a excelência académica dos estudantes. 

Esta iniciativa, que já vai na terceira edição, visa fixar os melhores estudantes do país nesta região, e tem, na atualidade, uma importância acrescida perante as dificuldades que as famílias estão a enfrentar para suportar os encargos com os seus educandos, especialmente quando estes têm de se deslocar para fora das respetivas residências.

De realçar que a UAlg, em conjunto com 35 empresas de âmbito regional ou nacional, criou um prémio pecuniário que já se materializou na atribuição de mais uma centena de bolsas e num valor que já ultrapassa os 100 mil euros, premiando, assim, os alunos que ingressaram nos três últimos anos letivos nesta Universidade e que mais se destacaram nos diversos cursos.

Ana Rita foi uma das alunas contempladas. Veio do Colégio de S. Miguel, em Fátima, distrito de Leiria, ingressou na Universidade do Algarve este ano, no curso de Biologia Marinha, depois de ter contactado pela primeira vez com a Universidade nos “Cursos de Verão”. “Posso afirmar que é um sonho realizado porque, desde o 10º ano, soube que este era o curso que queria, pois sempre tive uma grande admiração por animais e pelo mar, e esta era especificamente a minha Universidade”. Tem vários objetivos nesta área, nomeadamente, trabalhar com orcas, mas sabe que, além de muito esforço e trabalho, é preciso dinheiro. “Esta bolsa vai ser uma mais-valia, vai ser uma grande ajuda para suportar os custos deste meu primeiro ano”. Aliás, confessa a aluna, “esta bolsa vai ser a minha possibilidade de ficar cá até ao final do ano letivo. É um grande passo no meu caminho!”

Já para José Queirós, que concluiu o ensino secundário na Escola João de Deus, em Faro, esta iniciativa é a prova de que o trabalho e a dedicação são essenciais para alcançar o mérito. Em jeito de desabafo refere que “esta bolsa foi uma boa prenda!”

Um ano depois, também Jéni Teixeira Melo, premiada no ano transato com uma bolsa da Pine Cliffs, recorda o quão importante foi para si este reconhecimento, realçando que, para além do prémio monetário, pode ser uma ponte para o futuro profissional, já que o contacto com as empresas é estimulado pela Universidade, através de visitas e estágios.

Na perspetiva das empresas é muito importante atrair e apoiar novos talentos. Este ano, coube a António Vicente, responsável pelos balcões do BPI de Lisboa, Alentejo e Algarve, falar em nome dos empresários. Questionado sobre a relação entre o BPI e a UAlg, esclarece: “a Universidade ensina e faz as pessoas crescer do ponto de vista intelectual e técnico e nós vamos buscá-las para trabalhar nos nossos balcões, pois temos muitos colaboradores que se formaram nesta casa”. É de salientar que este ano o BPI entregou cinco bolsas de excelência e outra de mérito à aluna que terminou o segundo ciclo (mestrado) com a nota mais elevada, no ano letivo 2012/13. 

Élio Vicente, representante do Zoomarine, relembra que “a primeira colaboração que o Zoomarine realizou, ainda o parque não estava aberto, em 1990, foi com a UAlg e a maior parte dos nossos profissionais nasceram como técnicos nesta Universidade, portanto, somos uma família há 23 anos.” Por isso, o empresário constata que, “era impossível o Zoomarine não participar nesta iniciativa”. O biólogo marinho, licenciado pela UAlg, salienta, ainda, a importância desta parceria, afirmando que “muitos dos alunos premiados, mais tarde, poderão vir a ser nossos colaboradores diretos”.

Também a empresa Quinta do lago, S.A é parceira da UAlg na atribuição das Bolsas de Excelência, desde a sua primeira edição e, nestes três anos, já atribuiu seis bolsas. O seu representante, Humberto Sousa, acredita que “o esforço deve ser premiado” e afirma que “estas bolsas são um estímulo e um incentivo. Numa altura em que o país está a atravessar uma crise que todos conhecemos, isto é uma forma de dizer à sociedade que temos que lutar e não baixar os braços; temos que acreditar na juventude e fazer com que esta acredite na excelência, ajudando-a a ultrapassar as dificuldades para serem excelentes líderes de um pelotão, onde podem arrastar todos os que não têm tanta vocação ou, simplesmente, não têm tanta vontade de trabalhar, de forma a aproximá-los do nível bom, ótimo ou excelente.” 

Para António Branco, reitor da UAlg, “a Educação é um dos desígnios mais importantes da Democracia”. Questionado sobre a adesão das empresas a esta iniciativa, o reitor defende que “ao entregarem bolsas de excelência aos candidatos mais bem classificados que decidiram estudar na Universidade do Algarve, as empresas que aderiram a este programa estão a participar na missão social comum de incentivarem os jovens a estudar, contribuindo financeiramente para a concretização desse objetivo tão nobre e necessário”. 

O reitor considera ainda que a UAlg “tem o dever de dar um sinal claro a todas estas empresas de que a sua aposta nestes jovens encontrou na Universidade um parceiro à altura dessa demanda de um mundo mais informado e capaz de pensar sobre si próprio para encontrar as melhores soluções para os seus problemas mais graves”.

 

Lista de alunos premiados

NOME

CURSO

ESCOLA SECUNDÁRIA

Alexandre José Catanho Condeças

Psicologia

Escola Secundária de Serpa

Ana Rita Dias Ferreira

Biologia Marinha

Colégio de São Miguel, Fátima

Ana Rita Marques de Castro

Gestão (Diurno) - Faro

Escola Secundária Dr. Francisco Fernandes Lopes, Olhão

André Filipe Teixeira Arnóbio

Engenharia Informática

Escola Secundária João de Deus, Faro

Andrea Isabel Hernandez Seruca

Imagem Animada

Escola Secundária de Loulé

Andreea Florentina Vrabie

Línguas e Comunicação

Escola Secundária João de Deus, Faro

Bernardo José Costa Bica

Biologia Marinha

Escola Secundária de Loulé

Catarina Isabel Domingos Calças

Línguas e Comunicação

Escola Secundária Dr. Francisco Fernandes Lopes, Olhão

Catarina Isabel Vaz Ferreira

Tecnologias de Informação e Comunicação

Escola Secundária de Albufeira

Daniela Sofia Baeta e Silva Francisco

Economia

Escola Secundária João de Deus, Faro

Fábio Daniel Fernandes Gonçalves

Psicologia

Escola Secundária de Pinheiro e Rosa, Faro

Filipa Martins Guerreiro

Análises Clínicas e Saúde Pública

Escola Secundária de Loulé

Filipe das Neves Martins

Agronomia

Escola Secundária Dr. Francisco Fernandes Lopes, Olhão

Francisco Eduardo Martins de Castro Sousa

Enfermagem

Escola Secundária Dr. Jorge Augusto Correia, Tavira

Isadora Lucas Silva

Desporto

Escola Secundária de Albufeira

João Pedro Rodrigues Martins

Enfermagem

Escola Secundária de José Belchior Viegas, São Brás de Alportel

João Pedro Serpa Saraiva

Artes Visuais

Escola Secundária D. Sancho II, Elvas

José Filipe Abreu de Lima Fonseca Monteiro

Marketing - Faro

Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes, Portimão

José Pedro Camilo Queirós

Engenharia Informática

Escola Secundária João de Deus, Faro

Kalynca Aparecido Araújo

Análises Clínicas e Saúde Pública

Escola Secundária João de Deus, Faro

Laura Lucinda Leal

Gestão Hoteleira - Faro

Escola Secundária Dr. Francisco Fernandes Lopes, Olhão

Luís Miguel Rua de Sousa Aleixo

Sociologia

Escola Secundária Dr. Francisco Fernandes Lopes, Olhão

Madalena Joana Silva Inverno

Ciências da Comunicação

Colégio Rainha D. Leonor, Caldas da Rainha

Margarida Samuel Soares

Artes Visuais

Escola Secundária Dr. Francisco Fernandes Lopes, Olhão

Mariana Teixeira Martins Marta

Dietética e Nutrição

Escola Secundária Tomás Cabreira, Faro

Marta Lança Santos

Ciências da Comunicação

Escola Secundária de Albufeira

Mélanie Vanessa Martins Silva

Dietética e Nutrição

Escola Secundária de Silves

Nádia Alexandra Azevedo Albano

Ciências Farmacêuticas

Escola Secundária Eça de Queirós, Póvoa de Varzim

Nelson Rafael Magalhães Fonseca

Gestão (Diurno) - Faro

Escola Secundária de Loulé

Oksana Drutsul

Design de Comunicação

Escola Secundária Poeta António Aleixo, Portimão

Paulo César Sousa Figueiredo

Turismo - Faro

Escola Secundária de Pinheiro e Rosa, Faro

Pedro Miguel Lança Polidoro Duarte

Turismo - Portimão

Escola Secundária Dr. Manuel Fernandes, Abrantes

Sara Patrícia Alves Oliveira

Ciências Biomédicas

Escola Cooperativa Vale S. Cosme (Didaxis), Vila Nova de Famalicão

Sofia Beatriz Moura Abrantes

Gestão Hoteleira - Faro

Escola Secundária Gil Eanes, Lagos

Stephanie Sousa Paulino

Gestão (Noturno) - Faro

Escola Secundária de Loulé

Teresa de Lima Reis Duarte Fernandes

Gestão de Empresas

Escola Internacional do Algarve, Lagoa

Trayana Trifonova Trifonova

Gestão de Empresas

Escola Secundária Dr. Manuel Candeias Gonçalves, Odemira

Xavier Guerreiro Anastácio

Ciências Biomédicas

Escola Secundária da Drª Laura Ayres, Quarteira

Yaroslav Andri Talyzin

Economia

Escola Secundária João de Deus, Faro

O Regulamento de Atribuição das Bolsas de Excelência pode ser consultado aqui

Paralelamente o Grupo Pestana, em parceria com a UAlg, criou a Bolsa de Excelência Pestana - Algarve 2014/2015, especialmente destinada aos seus colaboradores ou familiares. Esta Bolsa foi atribuída à colaboradora deste Grupo, Susana Ferreira Frutuoso Sousa, aluna do curso de licenciatura em Gestão (noturno), da Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo.


Empresas patrocinadoras: