Equipa da UAlg venceu o primeiro desafio

Da Maratona de Desenvolvimento de Tecnologias de Apoio e Acessibilidade

Uma equipa interdisciplinar da Universidade do Algarve participou nas jornadas da Sociedade Portuguesa de Engenharia de Reabilitação, Tecnologias de Apoio e Acessibilidade (SUPERA), que se realizaram no Porto, entre os dias 1 e 3 de junho. O grupo da UAlg venceu o primeiro desafio da Maratona de Desenvolvimento de Tecnologias de Apoio e Acessibilidade - TOM Porto 2017 em Portugal, com um projeto de desenvolvimento de uma ortótese para o tornozelo e pé, lançado pela Associação Portuguesa de Esclerose Lateral Amiotrófica (APELA - Portugal).

Tendo como principal objetivo o desenvolvimento de dispositivos/produtos de apoio para a melhoria da funcionalidade das pessoas com deficiência ou incapacidade, o TOM decorre em vários países do mundo, tendo sido esta a primeira vez que se realizou em Portugal.

A concurso estiveram 10 equipas representantes de várias instituições de Ensino Superior Público, que durante dois dias desenvolveram projetos inovadores.

A equipa vencedora, formada por docentes e estudantes das licenciaturas em ortoprotesia, engenharia mecânica e engenharia elétrica e eletrónica da UAlg, desenvolveu um protótipo para uma ortótese funcional para o pé que permite maior estabilidade na marcha, com reajuste na transferência do peso e controlo do pé pendente, e que pode ser ativada/desativada à distância para que permita, seletivamente, a flexão do pé.