Equipa Reitoral

Saúl Neves de Jesus
Vice-Reitor | Educação e Cultura


Nasceu em Olhão, a 27 de fevereiro de 1965.

É licenciado em Psicologia (1989), Doutor em Ciências da Educação, na especialidade de Psicologia da Educação (1997), pela Universidade de Coimbra, e Agregado em Psicologia (2001), pela Universidade do Algarve.

Na sua formação realizou ainda uma pós-graduação em Gestão de Recursos Humanos e três pós-doutoramentos, dois na área de Psicologia e um na área de Artes Visuais.

No seu percurso profissional, foi docente na Universidade de Coimbra, entre 1989 e 1997, sendo Professor da Universidade do Algarve, desde 1997. É Professor Catedrático de Psicologia desde 2003.

Na Universidade do Algarve tem exercido diversas funções relevantes, tendo sido Presidente do Conselho Pedagógico (2004-06), Presidente do Conselho Diretivo (2007-09) e Presidente do Conselho Científico (2013-17) da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (FCHS), Diretor do Departamento de Psicologia (2001-04), Diretor da Licenciatura em Psicologia (1999-2002), Diretor de vários cursos de mestrado (2000-2010), Coordenador Científico do Gabinete de Psicologia e Apoio Psicopedagógico dos Serviços de Ação Social (2002-06), Coordenador do Centro Universitário de Investigação em Psicologia (CUIP) (2001-12), membro da Assembleia Estatutária da UALG (2009), membro do Senado Académico (2012-17), membro do Conselho Geral (2012-17) e Presidente do Centro de Investigação em Espaço e Organizações (CIEO) (desde 2015-18), Unidade de I & D financiada pela FCT e avaliada com “Muito Bom”. Atualmente, mantém as funções de Diretor do Curso de Doutoramento em Psicologia (desde 2009).

No âmbito das funções exercidas noutras instituições, quer nacionais, quer internacionais, destaca-se ter sido membro da Direção do "Instituto de Psicologia Cognitiva, Desenvolvimento Vocacional e Social" (IPCDVS) (1996-97), Coordenador-Geral da Divisão "Psicologia na Formação de Professores" da Associação dos Psicólogos Portugueses (APPORT) (1996-97), vogal do Conselho Fiscal da Associação Portuguesa de Psicologia (APP) (2005-08), vogal da Mesa da Assembleia Geral da Sociedade Portuguesa de Psicologia da Saúde (SPPS) (2008-13) e secretário da Mesa da Assembleia de Representantes da Ordem dos Psicólogos (OPP) (2013-16). No presente, é Coordenador da Comissão para a Cooperação com o Ensino Superior e a Investigação em Psicologia (CCESIP) da OPP (desde 2017). Além disso, merece particular destaque o facto de ser o representante de Portugal na Sociedade Mundial para o Estudo do Stresse e da Ansiedade (STAR – “Stress and Anxiety International Research”), onde estão representados mais de 50 países (desde 2012).

A convite do Ministério da Ciência e do Ensino Superior integrou a Comissão de Peritos para Avaliação Externa dos cursos superiores de Psicologia em Portugal (2005), a convite do Ministério da Educação coordenou as comissões para a formulação dos programas de Psicologia dos cursos de Ensino Profissional e dos cursos de Educação e Formação (2006) e a convite da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) integrou o painel de peritos do concurso para atribuição de bolsas de doutoramento e de pós-doutoramento na área científica da Psicologia (2011 a 2015), tendo sido o coordenador do painel no ano de 2013.

Tem orientado pós-doutoramentos de colegas de vários países e já orientou 55 teses de mestrado e 36 teses de doutoramento concluídas.

Tem já publicados mais de três centenas de trabalhos científicos, em sete línguas. Destas publicações, destacam-se vários livros e mais de meia centena de artigos publicados em revistas indexadas na Scopus e/ou na Web of Science.

Tem obtido diversos prémios e distinções regionais, nacionais e internacionais, no âmbito da investigação científica e da prestação de serviços à comunidade, sendo de destacar o “Prémio Rui Grácio” (1996) e o “Prémio Luso-Brasileiro de Investigação em Psicologia da Saúde” (2009).

Ana de Freitas
Vice-Reitora | Desenvolvimento Institucional

Nasceu em Lisboa, Portugal, a 21 de maio de 1965. É licenciada em Engenharia Zootécnica (Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro - UTAD, 1990), mestre em Estudos Marinhos e Costeiros (Universidade do Algarve – UAlg, 1994), doutorada em Biologia (Bioquímica) (UAlg, 2001).

Foi Equiparada a Assistente do 1º triénio (1991-1992); Assistente 1º triénio (1992-1995); Assistente 2º triénio (1995-1999); Equiparada a Professor Adjunto (2000-2003) na Escola Superior de Tecnologia da UAlg. Foi Equiparada a Professor Adjunto (2003-2005) e Professor Adjunto (2005-2013) na Escola Superior de Saúde da UAlg e é, desde 2013, Professora Coordenadora na mesma Escola.
Na UAlg ocupou vários cargos dirigentes, tais como Diretora do 2º Ciclo de Engenharia Alimentar, Vice-Presidente do Departamento de Tecnologias da Saúde, Diretora do curso de Análises Clínicas e Saúde Pública, Diretora do curso de Dietética, Diretora da Escola Superior de Saúde e membro da Comissão Coordenadora do Mestrado em Gestão e Avaliação de Tecnologias em Saúde. Desenvolveu atividades de investigação no  Laboratório de Endocrinologia Comparada e Molecular do Centro de Ciências do Mar (CCMAR) e tem desenvolvido atividades de investigação e de extensão no âmbito da saúde pública e da avaliação de tecnologias em saúde.

Maria Alexandra Anica Teodósio
Vice-Reitora | Investigação e Internacionalização

Nasceu em Vila Real de Santo António, a 5 de maio de 1965.

Ingressou como estudante na Universidade do Algarve em 1983 e licenciou-se em Biologia Marinha em 1988. É atualmente Professora Associada com Agregação nesta universidade. Foi co-coordenadora dos seguintes programas de mestrado entre 2008-2017: Mestrado em Biologia Marinha, Internacional Master in Marine Biodiversity and Conservation (EMBC), e do International Master in Marine Biological Resources (IMBRSea- Erasmus plus), integra também a comissão  do programa de doutoramento em Ciências da Terra, do Mar e do Ambiente da Faculdade de Ciências de Tecnologia. Tem, ainda experiência na supervisão de 10 estudantes de doutoramento, 25 estudantes de mestrado e mais de 30 estudantes de licenciatura. É responsável pela série de dados de longa duração “Southwest Iberia” no Baixo Guadiana, que está associada ao ICES e NOAA https://www.st.nmfs.noaa.gov/copepod/time-series/pt-30201/ e integra o programa de Voluntariado Ambiental para Água, da Agência Portuguesa do Ambiente, do qual já recebeu, vários anos consecutivos, distinções de mérito pela sua atividade.

Co-coordena, o Grupo de Investigação ECOREACH "Ecologia e Restauração de Habitats Ribeirinhos, Estuarinos e Costeiros" no Centro de Ciências do Mar (CCMAR), onde integrou também a direcção, entre 2010-2012 e 2015-2018. É editora associada das seguintes revistas cientificas: Estuarine Coastal Shelf Science (Elsevier) e Diversity (MDPI). Os seus principais interesses de investigação incluem a ecologia estuarina e marinha; dinâmica trófica e condição nutricional desde medusas, larvas de peixes até tartarugas marinhas; os efeitos das alterações globais nos ecosssistemas aquáticos, nomeadamente: regularização de caudal, microplásticos, impactos de espécies não nativas: formas de controle e exploraçao, blooms de gelatinosos  e acidificação do oceano https://www.researchgate.net/profile/Maria_Teodosio_Chicharo

É membro permanente do Expertpanel BIO3: Biodiversidade e Ecologia da Fundação de Investigação da Flandres (FWO- Bélgica), além de ter sido  membro do Painel de Ciências Marinhas e de Ciencias Biológicas da Fundação da Ciência e Tecnologia (FCT). Participou em mais de 25  projectos de investigação nacionais e internacionais. Contribuiu em vários livros e publicou mais de 80 artigos  http://www.scopus.com/authid/detail.uri?authorId=56196396700

Maribela Pestana Correia
Pró-Reitora | Gestão Académica

Nasceu em Angola, a 13 de outubro de 1967. É licenciada em Engenharia Hortofrutícola pela da Universidade do Algarve (UALG) desde 1991, tendo concluído o Mestrado em Nutrição Vegetal, Fertilidade do Solo e Fertilização no Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa em 1995. Em 2001 obteve o grau de Doutor no ramo das Ciências Agrárias na especialidade de Produção Vegetal em 2001 pela Universidade do Algarve.

O seu percurso profissional iniciou-se em 1988 como Monitora na UALG e desde 2001 tem vindo a exercer funções como professor auxiliar, no Departamento de Ciências Biológicas e Bioengenharia (DCBB) da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) da UALG. Assumiu o cargo de Vice-Diretora da FCT da UALG (2003-2005), tem vindo a coordenar o Processo de Admissão de Candidatos Maiores de 23 da UALG desde 2010 e é diretora de Curso do 2º ciclo do mestrado em Hortofruticultura.

A sua atividade científica tem vindo a ser desenvolvida principalmente na área da Nutrição Vegetal, cujo laboratório coordena, com especial ênfase no stress abiótico do qual se destaca o estudo da clorose férrica em citrinos, morangueiro, alfarrobeira e noutras espécies vegetais. Tem orientado diversos estágios de fim de curso, dissertações de mestrado, trabalhos de investigação, estadias de colegas doutorados e dos seus doutorandos, no laboratório e ainda alguns estágios profissionais.

Os resultados dos projetos de investigação, que coordenou e em que participou, têm sido apresentados em diversos artigos científicos de circulação internacional e com arbitragem científica, dos quais é autora ou coautora, e divulgados em congressos nacionais e internacionais. É coautora de uma Patente Nacional e da primeira Patente Internacional da UALG em copropriedade com a ADP – Fertilizantes e com extensão de registro em Espanha e no Brasil. Tem participado em diversas Arguências de teses de doutoramento nacionais e em Espanha, é Editora Associada de Revistas de mérito internacional e tem sido convidada a rever diversos artigos científicas na área das Ciências Agrárias. Tem participado em palestras de carater técnico e participado em comissões de organização e científicas de Encontros científicos, em nutrição mineral das plantas e solos. Organizou eventos de divulgação científica, com carater internacional e nacional, integrados em sociedades científicas da área.

João Rodrigues
Pró-Reitor | Transferência e Inovação

Nasceu em Portimão, Portugal, a 11 de janeiro de 1971. O Professor João Rodrigues licenciou-se em Eng. Eletrotécnica em 1993 pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, obteve o seu M.Sc. em Eng. de Sistemas e Computação em 1998 e Doutoramento em Eng. Eletrónica e Computação, Especialidade Ciências da Computação em 2008, pela Universidade do Algarve (UAlg), Portugal. Ele é Professor Adjunto do Instituto Superior de Engenharia (UAlg), onde leciona Ciência da Computação e Visão Computacional desde 1994.  Durante este período ocupou vários cargos como diretor de curso de Licenciatura e Mestrado e diretor de Departamento. É membro do Laboratório Associado LARSyS (ISR-Lisboa), CIAC (UAlg) e das Associações APRP, IAPR, SUPERA e ARTECH. Participou em mais de 18 projetos científicos (tendo sido em alguns o  investigador responsável) financiados nacionalmente ou internacionalmente, entre os quais se salientam vários em parceria com empresas e IPSS. É co-autor de mais de 150 publicações científicas, na sua maioria artigos indexados na Scopus e/ou Web of Science. João Rodrigues pertence ao conselho editorial de vários jornais internacionais. Organizou ou pertenceu à organização de várias special tracks e conferências científicas internacionais. É editor de 2 livros em desenvolvimentos e tecnologias para interfaces humano-computador e património cultural, estando neste momento a editor o 3 livro na área da Internet of Everything (IoE). As suas principais áreas de conhecimento científico são visão computacional, tecnologias assistivas e interação homem-máquina [http://w3.ualg.pt/~jrodrig].