Estudantes desenvolvem várias atividades junto da população idosa

Primeiro ano do curso de Enfermagem

Estudantes do primeiro ano do curso de licenciatura em Enfermagem, da Escola Superior de Saúde da Universidade do Algarve, desenvolveram, durante cerca de um mês, várias atividades junto da população idosa, tendo como principais objetivos a promoção do envelhecimento ativo e saudável, a prevenção do isolamento social e a educação para a saúde na pessoa idosa.

As atividades foram desenvolvidas no âmbito da unidade curricular “Ensino Clinico I: Fundamentos de enfermagem, Cuidados de Enfermagem à Pessoa Idosa”, em parceria com a União das Freguesias de Conceição e Estoi, a União de Freguesias de Faro (Sé e São Pedro), a Junta de Freguesia de Santa Bárbara de Nexe e a Provectus - Associação em Prol da Terceira Idade sob a orientação dos docentes Maria Augusta Ferreira, Maria do Céu Neves, Sara Luz, José Júlio Sardinheiro, Helena José e Eric Lopes.

Cada grupo de estudantes planeou e realizou o seu próprio projeto, tendo em conta as necessidades sentidas. Foram desenvolvidos projetos tais como: Missão (Im)possível: (Re)Animar a Comunidade (na Conceição); Projeto de Intervenção na Comunidade de Estoi “Envelhecer com qualidade” (Estoi); Promover a saúde, bem-estar e a qualidade de vida na população idosa da comunidade da Atalaia (Faro); Integra-te no Movimento (Santa Bárbara de Nexe) e Relembrar, Provectus! (Provectus).

Para estes alunos “foram momentos de grande importância, pois tiveram oportunidade de aprender com os idosos e o contrário também sucedeu”. Ainda segundo os alunos, “estas atividades tiveram grande adesão por parte da população o que demonstra a necessidade de se promoverem mais iniciativas semelhantes às que decorrem durante este ensino clínico”.

De forma a divulgar as atividades realizadas, os estudantes organizaram, na semana passada, este ano pela primeira vez, um encontro científico intitulado, “Da Universidade à Comunidade”, tendo como lema a “Promoção de Saúde à Pessoa Idosa: Contributos de Enfermagem”, que decorreu no Palácio de Estoi. Este encontro contou com a presença do vice-reitor da UAlg, Saúl Neves de Jesus, da vice-diretora da Escola Superior de Saúde da Algarve e responsável pela unidade de Ensino Clínico, Maria Augusta Ferreira, do presidente da Junta de Freguesia de Santa Bárbara, Sérgio Martins, do presidente da Assembleia da União de Freguesias de Faro, Joaquim Teixeira, do presidente da Provectus, José Milheiras Rodrigues, da diretora da Área Departamental de Enfermagem, Conceição Farinha, entre outros.