EU-US Atlantis

http://www.unive.it/media/image/english_website/logo_atlantis.pngOs Estados Unidos da América (EUA) e a União Europeia (UE) assinaram um acordo bilateral UE-EUA que tem como principal objetivo promover a compreensão entre as pessoas da UE e dos EUA e melhorar a qualidade e desenvolvimento dos seus recursos humanos.

O acordo UE-EUA através do Programa ATLANTIS apoia consórcios de ensino superior e instituições de formação na implementação de programas conjuntos de graduação ou pós-graduação para melhorar os seus serviços educacionais, para comparar e modernizar os currículos e desenvolver programas de estudo conjuntos com pleno reconhecimento de créditos e qualificações.

 

Ações do Programa ATLANTIS:

Ação 1 – Projetos para a criação de diplomas transatlânticos (TD): Esta ação apoia a criação de consórcios entre instituições de ensino superior (doravante denominado de "consórcio") entre a UE e os EUA, com o objetivo de implementar programas de grau duplo ou conjunto referidos como "Graus transatlânticos". Esta ação inclui a atribuição de bolsas de mobilidade para estudantes e membros do corpo docente e administrativo.

Ação 2 – Excelência em Projetos de Mobilidade (EIM): Esta Ação prevê o financiamento de projetos que visem o desenvolvimento de currículos internacionais que envolvam mobilidade transatlântica de curto prazo não diretamente relacionado com a atribuição de um diploma conjunto ou duplo. Esta ação inclui bolsas de mobilidade para estudantes e pessoal docente e administrativo.

Ação 3 – Política de medidas orientadas (POM): Esta ação apoia a criação de projetos e atividades multilaterais UE-EUA destinados a reforçar a colaboração do ensino superior e da formação profissional.

A duração do projeto varia entre 24 e 48 meses, dependendo de cada ação.

Atualmente o programa encontra-se encerrado.

Para mais informações, consulte EU-USA Programme ou contate a EACEA para questões específicas.

A Universidade do Algarve participa no seguinte projeto ATLANTIS:

Duração Projeto Instituição Coordenadora Instituições Parceiras
2007-2011 International Cooperation in Ambient Computing Education (ICACE) University of Sunderland (UK) Troy University,

University of Algarve,

San Diego State University,

FernUniversität in Hagen,

University of Arkansas and Little Rock

 

Share Partilhar