Exposição para a Difusão do Conhecimento

Exposição para a Difusão do Conhecimento

​​​​​​​No dia 3 de novembro, a partir das 15h30, vai ser inaugurada a Exposição para a Difusão do Conhecimento – Núcleo Histórico da Imprensa de Gutenberg e do Pentateuco de Faro, na antiga Capela do Paço Episcopal, em Faro. A iniciativa resulta de uma parceria entre as seguintes entidades: Fundação Portuguesa das Comunicações; Círculo Teixeira Gomes – Associação pelo Algarve; DFK & Associados SROC; Sul Sol e Sal – editores; Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da UAlg e Diocese do Algarve.

Depois da abertura oficial da Exposição, às 16h30 será a presentada a obra As artes gráficas e a imprensa em Portugal, séculos XV - XIX, de José Pacheco, que terá lugar na sala do trono do Paço Episcopal.

Além de D. Manuel Neto Quintas, Bispo da Diocese do Algarve, e dos vários parceiros envolvidos, marcará ainda presença Guilherme de Oliveira Martins, coordenador nacional do Ano Europeu do Património Cultural.

A intervenção da UAlg, sob a coordenação de Pedro Ferré, professor catedrático do Departamento de Artes e Humanidades, consiste na supervisão científica, na preparação de materiais orientadores da exposição e na formação alunos que possam guiar os futuros visitantes.

Refira-se ainda que, entre outros elementos relevantes, neste espaço será exposta uma réplica da prensa usada por Samuel Gacon para, pela primeira vez em Portugal, imprimir um incunábulo, o Pentateuco, em 1487. ​​​​​​​