Faculdade de Economia da Universidade do Algarve acolheu debate sobre Economia Política do Território

A Faculdade de Economia da Universidade do Algarve (FEUAlg) acolheu, no passado dia 24 de janeiro, a reunião de lançamento da Secção Temática “Economia Política do Território” da Associação Portuguesa de Economia Política (EcPol). Além da UAlg participaram, presencialmente e remotamente, 18 docentes e investigadores provenientes das seguintes instituições: Universidade de Aveiro; Universidade de Coimbra; Universidade de Évora; Universidade de Lisboa, através do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território (IGOT) e do Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG); ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, Universidade da Flórida (EUA); e Universidade Politécnica de Valência, através da Faculdade de Economia.

O grupo debateu as linhas gerais do funcionamento desta secção temática e elegeu os primeiros coordenadores, Pedro Marques, do INGENIO (CSIC-UPV) Universidade Politécnica de Valência e Simone Tulumello, do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. A secção temática procurará, com a implementação de um leque de atividades diversas, analisar temas essenciais para o desenvolvimento territorial de Portugal sob a lente da Economia Política.

O lançamento das diferentes secções temáticas corresponde a um aspeto central da atuação da Associação Portuguesa de Economia Política para a aproximação à comunidade académica, científica e à sociedade em geral. A constituição formal da secção temática “Economia Política do Território” será concretizada no próximo encontro anual desta associação, a ter lugar na Católica Porto Business School da Universidade Católica Portuguesa e na Faculdade de Economia da Universidade do Porto, entre 30 de Janeiro e 1 de Fevereiro, subordinado ao tema “Espaço, Tempo e Economia Política”.

A EcPol é uma associação científica sem fins lucrativos, lançada em 2017, de carácter pluridisciplinar e transdisciplinar, que visa promover o ensino, a investigação, a divulgação e o debate público sobre Economia Política em Portugal.

Contacto para mais informações: Hugo Pinto (hpinto@ualg.pt) ​​​​​​​