Famelab Portugal 2018

FameLab 2018 Teaser

Famelab Portugal 2018

Pela primeira vez, Universidade do Algarve vai ser palco de uma das eliminatórias regionais do concurso Famelab Portugal, que irá realizar-se às 18h00 do dia 1 de março, no Anfiteatro Verde (edifício 8), no Campus de Gambelas. Se quer ser um dos próximos rostos da Comunicação de Ciência em Portugal, então pode candidatar-se  até dia 20 de fevereiro.

O FameLab é um concurso internacional de comunicação de ciência líder mundial, em que cada concorrente tem três minutos para demonstrar a sua capacidade de comunicar os temas científicos mais diversos, recorrendo sobretudo à palavra e ao gesto, sem a ajuda de suporte multimédia. Os concorrentes são julgados pelo conteúdo, clareza e carisma das suas apresentações.

O concurso foi criado com o objetivo de aproximar a ciência e os cientistas do público em geral e está aberto a qualquer pessoa com idade igual ou superior a 18 anos, que trabalhe ou estude nas áreas de ciências, tecnologia, engenharia ou matemática.

Nesta eliminatória, na UAlg, vão ser selecionados alguns semifinalistas para a edição nacional do concurso. O vencedor da final nacional FameLab Portugal 2018 (National Geographic Summit, 12 de abril, Lisboa) irá participar no Festival de Ciência de Cheltenham, no Reino Unido, em junho de 2018, onde irá concorrer nas finais internacionais do FameLab em conjunto com os outros vencedores.

Programa Eliminatória do Algarve | Dia 1 de março - 18H00 

Programa

Boas-vindas

  • Alexandra Teodósio, Universidade do Algarve (Vice-Reitora)
  • Emanuel Carvalho, British Council Portugal (Diretor de Educação e Cultura)
  • Cristina Veiga-Pires, Centro de Ciência Viva do Algarve (Diretora executiva)

Apresentação

  • Carla Lourenço, finalista do Famelab Portugal 2016 (apresentadora)

Concorrentes:

  • Rafaela Teixeira | “Ocorrência de Blooms de algas nocivas devido à sobrepesca”
  • Bernardo Lousada | “O Espectro Evolutivo nas Profundezas”
  • Catarina Raposo | “Os superpoderes do cancro”
  • João Batina | “Um urso para uma galáxia far far away”
  • João Santos | “Coração, o motor do corpo humano”
  • Paulo Ricardo Cerqueira | “As bactérias comunicam? Quorum sensing”

Júri:

  • Cristina Veiga-Pires – Centro de Ciência Viva do Algarve
  • Luís Azevedo Rodrigues – Centro de Ciência Viva de Lagos
  • Rita Borges – Centro de Ciência Viva de Tavira
  • Teresa Modesto – Universidade do Algarve
  • André Botelheiro – Universidade do Algarve

A eliminatória é aberta ao público, com entrada livre.

concorrentes

Título: “Ocorrência de Blooms de Algas Nocivas devido à Sobrepesca”
Rafaela Paulo Teixeira, tirsense de 21 anos de idade, licenciou-se em 2017 em Biologia Marinha na Universidade do Algarve. É fulbrighter e international alumni devido à sua participação no programa do Departamento de Estado dos Estados Unidos da América denominado Study of the U.S. Institutes for Student Leaders from Europe, cuja seleção foi feita pela Fulbright. Este teve lugar em Oregon, Colorado e Washington DC e decorreu no ano de 2016. É Founder e CEO do Fish4Me Project (um projeto que tem como objetivo a sustentabilidade do pescado) e, atualmente, encontra-se no mestrado de Marine and Coastal Systems da Universidade do Algarve.

Título: “O Espectro Evolutivo nas Profundezas”
O meu nome é Bernardo Lousada, sou estudante de Biologia Marinha na Universidade do Algarve.
Inicialmente seduzido pela ideia romântizada de estudar mamíferos, com as competências recém-adquiridas ao longo dos meu estudos, desenvolvi interesses mais maturos por áreas como a ecologia, o comportamento e a microbiologia.

Título: "Os superpoderes do cancro" 
Catarina Martins Raposo, nasceu em Armação de Pêra e atualmente vive em Faro onde está a terminar o Mestrado em Oncobiologia. Os seus interesses passam por perceber quais são os mecanismos responsáveis pela resistência das células tumorais a fármacos quimioterapêuticos. Nos tempos livres pratica natação e adora uma boa tarde de pesca ou caça submarina.

Título: "Um urso para uma galáxia far far away"
João Batina nasceu em Lisboa em 1997 e vive em Caneças. Frequenta atualmente o 3º ano do curso de Antropologia do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. Tem uma grande paixão por ciência e desde pequeno que devora informação sobre as mais variadas áreas científicas. Desde o mundo dos répteis até ao fascinante universo da física, gosta de se perder em documentários e livros que o ajudem a compreender melhor o mundo que o rodeia. Para além do tempo que dedica ao seu interesse pela ciência, toca piano e pratica equitação. Tem uma irmã gémea que o fez perceber que, na vida, por vezes é preferível ir atrás, porque dessa forma não lhe puxam os cabelos.

Título: "Coração, o motor do corpo humano"
João Santos ,encontra-se actualmente no ultimo ano do Doutoramento (CBMR - Centro de Investigação em Biomedicina - Universidade do Algarve) em Medicina Regenerativa e Mecanismos de Doenças. Local do Doutoramento: Universidade Nova de Lisboa/Universidade do Algarve.  Os seus interesses focam-se em perceber os eventos responsáveis pela formação Coração e o desenvolvimento de novas terapias cardiacas. Doutoramento: Programa Doutoral do ProRegeM ( Regenerative Medicine and Mechanism of Disease)  Tema de Tese: Early Cardiogenic Events of Pluripotent Stem Cells - Eventos Cardiacos Inicias das células estaminais pluripotentes. Percurso Académico anterior: Lincenciatura e Mestrado em Ciências Biomédicas na Universidade da Beira Interior (2013) - Bolsa de Investigação no CNC/Biocant (2014) - ProRegeM PhD (2015-presente)

Título: “As bactérias comunicam? Quorum sensing”
Paulo Ricardo Cerqueira de 21 anos, natural do Porto, é estudante finalista da licenciatura de Biologia na Universidade do Algarve e encontra-se correntemente inserido num projeto sobre o impacto das alterações climáticas no microbioma intestinal de peixes. No futuro, ambiciona frequentar o mestrado de Biologia Molecular e Microbiana na mesma universidade.

Formulário de candidatura e regulamento

Os concorrentes submetem, em formulário de candidatura online, um vídeo com a apresentação oral do tema escolhido. A qualidade e o formato do vídeo não são importantes, mas devem transmitir ao júri uma ideia clara do que vai ser a apresentação nas eliminatórias regionais, perante o público. As apresentações nas fases que decorrem em Portugal são efetuadas em português, o vencedor nacional fará as apresentações nas meias-finais e final internacionais em língua inglesa.

Em Portugal, esta iniciativa é promovida pelo British Council e pela Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica. No Algarve, é uma parceria que conta com a participação dos Centros de Ciência Viva  de Lagos,  do Algarve e de Tavira e da Universidade do Algarve.

Consultar regulamento aqui e mais informações em: www.famelab.pt

Calendarização da eliminatória regional do Algarve

DATA

EVENTO

1 de fevereiro

Abertura das candidaturas online (www.famelab.pt)

15 de fevereiro

Encerramento das candidaturas online  (www.famelab.pt)

21 a 23 de fevereiro

Período de avaliação das candidaturas (pré-seleção)

23 de fevereiro

Comunicação dos resultados da pré-seleção das candidaturas aos concorrentes

1 de março

Eliminatória Regional (UAlg, Campus de Gambelas, Anfiteatro Verde, edifício 8, 18H00)

Da eliminatória regional ficam apurados, no máximo, 4 semifinalistas que vão lutar por um lugar na final nacional. Todos os finalistas do concurso (10-15 finalistas) vão participar numa masterclass de comunicação de ciência, nos dias 7 e 8 de abril, antes de se apresentarem na grande final nacional (12 abril). O júri, escolhido pelo British Council e pela Ciência Viva, selecionará três vencedores (1.º a 3.º lugar) e o público também escolherá o seu candidato preferido. O vencedor nacional representará Portugal na final internacional no Reino Unido (5-10 junho).

Aluna da UAlg Finalista Famelab Portugal 2016

Na edição do Famelab 2016, Carla Lourenço, licenciada e mestre em Biologia Marinha pela UAlg, conseguiu apuramento para a final nacional do FameLab2016. Atualmente, é doutoranda nesta instituição.