Feira do Folar 14-16/05/2017

Site Autárquico de Silves

FEIRA DO FOLAR   |  FOLAR CAKE FAIR
14 - 16 APRIL 2017

parceria AMAL/Municípios/ UALG       |      partnership AMAL/MUNICIPALITIES/ualg

Em Portugal o Folar é o bolo tradicional da Páscoa. Neste sentido, todos os anos, no fim de semana da Páscoa, se realiza na aldeia de São Marcos da Serra, Município de Silves, uma festa tradicional, denominada Feira do Folar, que vai para a sua XIX Edição, e que este ano decorrerá entre os dias 14 e 16 de abril de 2017.

Assim, no âmbito das comemorações dos 30 anos do Programa Erasmus, os estudantes Internacionais, de 10 nacionalidades (Brasil, Bulgária, Cazaquistão, Colômbia, Etiópia, Filipinas, Polónia, Rep. Checa, Turquia e Ucrânia) da Universidade do Algarve, numa organização do Gabinete de Relações Internacionais e Mobilidade da Universidade do Algarve, em parceria com o Município de Silves e a Junta de Freguesia de São Marcos da Serra, visitaram esta aldeia serrana e a Feira do Folar, uma tradição da Páscoa nesta localidade.

Nesta visita os estudantes tiveram a oportunidade de visitar a Barragem de Odelouca, que abastece toda a região do barlavento algarvio, bem como a ribeira que dá nome à barragem e a típica aldeia do Algarve profundo, de São Marcos da Serra, com a sua chaminé secular. Na Feira, para além de se deliciarem com pratos típicos, doces regionais, o famoso medronho da serra e licores serranos, ainda tiveram a oportunidade de assistir a cantares populares, rancho folclórico é uma noite de Fados.

Folar is a traditional cake especially prepared for Easter celebration in Portugal.  A traditional feast called A Feira do Folar (the Folar Fair) takes place every year in a typical Algarve village São Marcos da Serra. This year São Marcos da Serra welcomed the locals and guest for its 19th edition from 14th to 16th of April. Among the visitors, a group of international students from 10 different countries (Brazil, Bulgaria, Kazakhstan, Colombia, Ethiopia, Philippines, Poland, Czech Rep., Turkey and Ukraine) came Feira do Folar on April 15. The trip was organised by the International Relations and Mobility Office of the University of Algarve in collaboration with the Municipality of Silves and the Parish Council of São Marcos da Serra. This even together with many others is a part of the celebration of the 30th Erasmus Programme anniversary.

The students visited the Odelouca river and its Dam, which supplies potable water to the entire region of the Western Algarve. They took a walk through São Marcos da Serra - famous because of centenary chimney. The feast at Feira do Folar gave the opportunity to taste typical regional dishes and sweets, the famous drink medronho and various liqueurs, and to listen and danceto the popular songs, Folk Music and unforgettable Fado.

Photos courtesy  of Anelya Moldabekova

Photos courtesy  of João Hoffmann

Photos courtesy of Érica Nascimento

Photos courtesy  of Anelya Moldabekova