I Congresso Mundial de Turismo de Saúde e Bem-Estar

O Centro de Investigação sobre o Espaço e as Organizações (CIEO) da Universidade do Algarve participou no I Congresso Mundial de Turismo de Saúde e Bem-Estar, que decorreu, de 1 a 4 de outubro, no Funchal.

Organizado pela Associação Mundial de Turismo de Saúde e Bem-Estar (AMTSBE), o congresso contou com participantes de várias nacionalidades. De entre os conferencistas convidados, destacou-se Jafar Jafari, professor da Universidade de Wisconsing (EUA), uma das principais referências internacionais na área do Turismo, que colabora com a Universidade do Algarve há vários anos.

O CIEO, que havia estabelecido um protocolo de cooperação com a AMTSBE, participou neste congresso através da apresentação de várias comunicações por parte de alguns dos seus membros integrados, nomeadamente Saúl de Jesus, Manuela Rosa, Margarida Pocinho e Soraia Garcês.

Esta participação insere-se na estratégia recente de desenvolvimento do CIEO, que assumiu a investigação em Turismo como o seu foco principal, contando com o contributo de várias áreas científicas para o efeito, sendo o turismo de saúde e bem-estar um dos domínios prioritários da investigação a realizar. Nesse sentido, um dos três grupos de investigação do CIEO designa-se “Tourism and Stakeholders Well-being”.

Saul de Jesus, vice-Reitor da UAlg, também apresentou uma comunicação intitulada “Health and Wellness Tourism. UAlg contributions”, procurando evidenciar os principais contributos que, a nível do ensino, da investigação e da transferência de conhecimento, têm sido fornecidos pela UAlg neste âmbito do Turismo de Saúde e Bem-Estar.