Informação Geral Erasmus+ - Ação 1

O que é o Erasmus +?

O Erasmus+ é o novo programa da UE para a educação, formação, juventude e desporto.

O Erasmus+ entrou em vigor no dia 1 de janeiro de 2014. Este Programa consolida sob um único quadro de apoio as áreas da educação, formação, juventude e desporto e outros programas internacionais, incluindo o Jean Monnet e o Erasmus Mundus.

O programa Erasmus+ é destinado a apoiar as atividades de educação, formação, juventude e desporto em todos os setores da aprendizagem ao longo da vida, incluindo o Ensino Superior, Formação Profissional, Educação de Adultos, Ensino Escolar, Atividades para jovens e formação no âmbito do Desporto amador.

O que envolve o Erasmus +

O programa Erasmus + foi criado com base na iniciativa Erasmus, célebre pelas oportunidades que oferece aos estudantes universitários e ao pessoal docente do ensino superior, em termos de mobilidade para fins de aprendizagem, estágio ou formação.

O Erasmus + abrange agora cinco grandes áreas de educação e formação:

• Oportunidades para a educação escolar para os funcionários e instituições;
  • Oportunidades para a educação e de formação profissional para estudantes, aprendizes, estagiários, funcionários, instituições e empresas;
  • Oportunidades para o ensino superior para alunos, funcionários, instituições e empresas;
  • Oportunidades para a educação de adultos para funcionários, instituições e empresas;
  • Oportunidades de integração europeia para o pessoal e as instituições académicas e de investigação.

A estrutura do programa Erasmus+ faz a evolução do anterior programa Aprendizagem ao Longo da Vida, refletindo a necessidade de uma maior simplificação e racionalização, maior transparência e facilidade de acesso para as organizações e cidadão europeus.

O Erasmus+ está estruturado em 3 ações Ação-chave (key action KA) e as atividades Jean Monnet e desporto organizadas da forma seguinte:

• Ação 1: Mobilidades Individuais para fins de aprendizagem
  • Ação 2: Cooperação para Inovação e Boas Práticas
  • Ação 3: Apoio à Reforma das Políticas
  • Atividades Jean Monnet
  • Desporto

Quais são as atividades elegíveis na Ação 1: Mobilidades Individuais para fins de aprendizagem e respetiva duração?

• Mobilidade de Estudantes para Estudos: 3 a 12 meses por ciclo de estudos;
  • Mobilidade de Estudantes para Estágios*: 2 e 12 meses por ciclo de estudos;

* Os recém-graduados do ensino superior também podem realizar uma mobilidade para estágio durante um ano, após a conclusão do curso. Para usufruir desta oportunidade, o estudante deve apresentar candidatura na sua IES no último ano do curso.

Mobilidade Staff para Missões Ensino: 2 dias a 2meses – excluindo dias de viagem no caso de mobilidade de 2 dias.

Mobilidade Staff para Formação: 2 dias a 2meses – excluindo dias de viagem no caso de mobilidade de 2 dias.

A tabela de bolsas de referência 2014/2015 está publicada e pode ser consultada em http://www.erasmusmais.pt/erasmusmais/images/pdfs/Bolsas_Erasmus_Mais_2014-2015_AC1_IES_20140605.pdf

O que é o OLS – Online Linguistic Support?

O Online Linguistic Support - OLS é um serviço de apoio linguístico, disponibilizado pela CE às instituições de ensino superior participantes no Programa Erasmus+, Ação-Chave 1.

Consiste em licenças online para serem utilizadas pelos estudantes, dessas instituições, que no decorrer da sua atividade de mobilidade Erasmus utilizarão uma das línguas disponíveis.

No ano académico 2014-2015 os estudantes participantes em atividades de mobilidade no âmbito da Ação-Chave 1 Ensino Superior que utilizem as línguas Inglês, Francês, Alemão, Italiano, Espanhol ou Holandês como a língua principal de estudo ou trabalho podem usufruir do Online Linguistic Support.

O Online Linguistic Support – OLS é composto por:

1. Licenças para Avaliação: licenças para realização de teste de Avaliação da competência linguística do estudante, antes e no fim da mobilidade.
  2. Licenças para Cursos – licenças para realização de Curso de língua online,

O Teste Inicial de Avaliação da competência linguística, realizado antes do início da mobilidade, é obrigatório para todos os estudantes que realizem atividades de mobilidade cuja principal língua de estudo ou de trabalho seja uma das 6 línguas disponíveis.

O Curso de Língua é opcional, podendo ser atribuído pela instituição do estudante tendo por base o nível de competência linguística demonstrada pelo estudante no Teste Inicial de Avaliação.

O Teste Final de Avaliação da competência linguística, realizado no fim da mobilidade, é obrigatório para todos os estudantes que realizem atividades de mobilidade cuja principal língua de estudo ou de trabalho seja uma das 6 línguas disponíveis e que realizaram o Teste Inicial de Avaliação. Pretende-se conhecer a evolução da competência linguística do estudante após a conclusão da mobilidade Erasmus.

A utilização da OLS não tem quaisquer custos para os estudantes ou para as instituições de ensino superior participantes