MILAGE: Interactive Mathematics by implementing a Blended-Learning model with Augmented Reality and Game books

Referência do Projeto: 2015-1-PT01-KA201-012921

Inicio do Projeto: 1/09/2015

Fim do Projeto: 31/08/2018

Investigador Responsável: Mauro Figueiredo

Sumário:

Neste projeto pretendemos estender o ambiente de aprendizagem da sala de aula tradicional para uma sala de aula virtual, num sistema de aprendizagem misto (blended-learning) que combina aulas presenciais com aulas online, para manter os alunos motivados para aprender matemática e a exploração de ferramentas que permitem aos estudantes desenvolverem as suas competências matemáticas e digitais. Diferentes ferramentas e materiais serão exploradas incluindo (i) uma plataforma de aprendizagem social para manter conectados os alunos, professores e pais; (ii) conteúdos do 10º ao 12º sobre a forma de tarefas matemáticas e a sua resolução em vídeos; (iii) utilização de eBooks e tecnologias de realidade aumentada; (iv) a exploração de metodologias de gamificação e o (v) desenvolvimento de uma aplicação para dispositivos móveis (smartphones, tablets). A recente disponibilidade de smartphones e tablets com maior capacidade de processamento e usabilidade, permite a sua utilização no processo de ensino-aprendizagem em ambiente escolar. No entanto, nos países envolvidos neste projeto, professores e alunos não usam frequentemente dispositivos móveis para fins de ensino e aprendizagem. Também é importante notar que estes estudantes cresceram em contacto com os jogos digitais e as redes sociais. Neste contexto, é prudente considerar a integração de recursos digitais e dispositivos móveis, permitindo aos alunos o estabelecimento de metas e percursos de aprendizagem pessoais, com capacidade e autonomia para gerirem os conteúdos educacionais e de se comunicar com os outros no contexto certo. No entanto, de acordo com a iniciativa Abertura Comissão Europeia Up Educação (25 de Setembro de 2013), entre 50% e 80% dos estudantes nos países da UE nunca usa livros didáticos digitais, software, podcasts, simulações ou jogos educativos. Por isso, neste projeto pretendemos desenvolver um ambiente de aprendizagem digital para o aluno no qual desenvolverá as suas competências.

Mais informações sobre este projeto em: milage.ualg.pt