Município de Aljezur entregou Medalha de Ouro à UAlg

No dia 21 de novembro, pelas 15h00, decorreu, no salão Nobre dos Paços do Concelho, em Aljezur, a sessão solene de entrega da Medalha de Ouro do Município à Universidade do Algarve.

Na cerimónia, estiveram presentes os membros do executivo da Câmara, da Assembleia Municipal, o reitor da UAlg, entre outros convidados.

Ivo Matias, aljezurense e aluno da licenciatura em Biologia, e Amílcar Duarte, docente da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UAlg, foram convidados a intervir, contando a sua experiência sobre a Universidade.

José Gonçalves, presidente da Câmara Municipal de Aljezur, referiu-se à importância da Universidade para o Município e para a região. “Essa é uma responsabilidade de todos, de exigência e que nos convoca, às entidades públicas e às privadas, às autarquias, às empresas e associações de vários âmbitos, à sociedade civil, enfim a toda uma região, a aproveitar e usar, e acima de tudo a colaborar, tirando todo o partido e vantagem de termos na Região uma Universidade, e neste caso a nossa Universidade, a Universidade do Algarve.” Relembrou e agradeceu aos que em 1979, na Assembleia da República, tiveram a atitude irreverente, ousada, mas com visão de futuro, de apresentar a proposta que deu origem à criação da Universidade do Algarve.

Paulo Águas, reitor da UAlg, sentiu-se honrado por estar em Aljezur a receber esta distinção. “Sendo a primeira do género que a Universidade recebe, nos seus quarenta anos de existência, estou duplamente agradecido”. Referiu-se ainda às parcerias e colaborações, aos desafios futuros para a Universidade e da sua importância para a Região e o País.

De seguida, foi inaugurada a exposição itinerante "UNIVERSIDADE DO ALGARVE – 40 ANOS A CRIAR FUTURO", que está patente no Espaço + e que pode ser visitada até ao dia 21 de dezembro.

Créditos fotográficos: Município de Aljezur  ​​​​​​​