Portugal mostra-se no Brasil e a UAlg também

A Universidade do Algarve esteve na Cidade das Artes (Barra da Tijuca), no Rio de Janeiro, de 17 a 20 de maio, para um encontro entre órgãos oficiais, grandes empresas, empresários, empreendedores, universidades, escolas e cultura em geral. O evento, intitulado “Portugal 360”, é a confirmação de uma tendência: Portugal está “enchendo os olhos dos brasileiros”, e a UAlg também.

Num momento de grande transformação, em que todas as ideias são possíveis e as empresas e instituições encontram novas formas de se organizar e de comunicar, o “Portugal 360” acompanha as maiores tendências a nível económico, social e ambiental.

O programa incluiu palestras, workshops, cursos e outras atividades em áreas tão distintas como a cultura, o entretenimento, a gastronomia, o desporto, a educação, os negócios e o turismo.

Durante os quatro dias, as instituições de ensino presentes realizaram palestras. A comitiva da UAlg apresentou as novidades de formação e teve ainda oportunidade de explicar aos visitantes como é "Estudar onde é bom viver", abordando questões como o custo de vida, duração dos cursos e formas de acesso, entre outras.

Destaque ainda para a participação de Hugo Barros, coordenador do CRIA – Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia, no Fórum Turismo, com a palestra subordinada ao tema “Startup - Inovar ou Estagnar”, no dia 17 de maio. Tendo em conta que as start-ups são um estímulo importante para a renovação das empresas e dos serviços turísticos, em Portugal criaram-se condições para a instalação de incubadoras e centros de empreendedorismo. Hugo Barros apresentou o exemplo do CRIA UAlg como uma forma de inovar, e apoiar a promoção e a transformação de ideias em oportunidades de negócio e iniciativas empresariais, fomentando a criação de empresas.

Recorde-se que a UAlg tem registado um interesse significativo de estudantes brasileiros. “O número de brasileiros cresceu 59% em 2017/2018, sendo ainda mais acentuado nos mestrados, cerca de 103%, em 35 cursos diferentes. Para a UAlg é muito importante divulgar os programas no Brasil, já que atualmente estudam na Academia algarvia mais de 600 alunos, número que deverá aumentar no próximo ano letivo.

O “Portugal 360” serviu ainda para divulgar os programas de férias (cursos de curta duração) destinados a alunos internacionais: os "Summer Campus", para alunos até aos 18 anos que pretendem ingressar no Ensino Superior; e os "Mid Season Campus", destinados a investigadores e alunos que já frequentam o Ensino Superior, que têm como objetivo divulgar a formação avançada da UAlg em duas áreas distintas, Economia e Biologia/Ciências do Mar.

A iniciativa foi organizada pelo Consulado Geral de Portugal no Rio de Janeiro e pelo Turismo de Portugal.

“Algarve is Our Campus - Study and Research in Algarve”

A participação da UAlg insere-se no projeto “Algarve is Our Campus - Study and Research in Algarve”, cofinanciado pelo Programa Operacional Regional do Algarve - CRESC Algarve 2020, através do Sistema de Apoio a Ações Coletivas – Internacionalização, que tem como objetivo promover e reforçar a notoriedade e atratividade da Universidade do Algarve e da Região, através da implementação de ações que visam a internacionalização e o consequente aumento do número de estudantes, docentes e investigadores internacionais.

Mais informações: www.Portugal360.com.br