Projeto de Investigação EMPLOY

Nome do projeto: EMPLOY: Enhancing the Employability of Non-Traditional Students in HE

Investigadores responsáveeis: António Fragoso de Almeida e Sandra Valadas

Data inicio: 1/11/2014

Data de Término: 30/09/2017

Área Científica: Educação

Breve sumário do projeto:

EMPLOY é um projeto Europeu envolvendo seis parceiros e coordenado pela Doutora Barbara Merrill, da Universidade de Warwick, da qual fazem parte como parceiros a Universidade Nacional da Irlanda, a Universidade do Algarve (Portugal), a Universidade de Sevilha (Espanha), a Universidade da Lower Silesia (Polónia) e a Universidade de Estocolmo (Suécia).

O projeto pretende melhorar a empregabilidade de estudantes não tradicionais do Ensino Superior (tanto jovens adultos, quanto adultos), através da melhoria dos processos de transição para o mercado de trabalho. Com a massificação no ensino superior Europeu, a população estudantil tem ficado mais diversa, em termos de idade, género, classe e necessidades educativas. O tema da empregabilidade é uma preocupação política central da UE, dos governos nacionais e assume-se como um dos objectivos-chave do processo de Bolonha (The European Higher Education in 2012: Bologna Process Implementation Report). Há, também, evidências crescentes de que a empregabilidade dos graduados é um problema comum em toda a Europa. A crise económica teve impactos substanciais nos diversos países membros, destacando-se a situação portuguesa – é muito mais difícil para os licenciados Portugueses encontrar emprego, do que para os graduados Suecos, por exemplo.

Para mais informações deverá consultar o ficheiro pdf aqui.