Protocolo com o Alto Comissariado para as Migrações

Protocolo com o Alto Comissariado para as Migrações

A Universidade do Algarve e o Alto Comissariado para as Migrações assinaram, ontem, dia 10 de maio, um protocolo para a utilização da Plataforma de apoio ao estudo MILAGE Aprender+. O protocolo foi assinado por Saúl Neves de Jesus, vice-reitor da UAlg, e Pedro Calado, Alto Comissário para as Migrações e Coordenador Nacional do “Programa Escolhas”.

A utilização da aplicação MILAGE Aprender + permitirá aos alunos, nomeadamente aos cerca de 75 mil jovens destinatários dos projetos financiados pelo “Programa Escolhas”, acederem a conteúdos pedagógicos, dentro e fora da sala de aula.

No mesmo dia em que foi assinado o protocolo, a aplicação ultrapassou os 10 mil utilizadores, revelando o seu potencial para a promoção do sucesso escolar dos alunos.

Os técnicos do “Programa Escolhas” já estão a participar em ações de formação para aprenderem a trabalhar com esta aplicação.

Mauro Figueiredo, docente da UAlg e criador desta plataforma, esteve presente na sessão e referiu que “os atuais estudantes pertencem à geração que nasceu e cresceu com os jogos digitais e as redes sociais, pelo que a integração de medias digitais e dispositivos móveis (tablets, smartphones) nos processos de ensino e aprendizagem, apresenta-se como um passo natural, com várias vantagens, que precisam ser exploradas (...) A app MILAGE Aprender+ pode ser a ferramenta para ajudar os que mais precisam, criando igualdade de oportunidades para todos”.

Por seu turno, o vice-reitor da UAlg, Saúl de Jesus, referiu que “a forma de aprendizagem possibilitada por esta app enquadra-se na perspetiva da escola do futuro e na perspetiva de que a aprendizagem pode ocorrer em todos os espaços e tempos da vida dos alunos”, concluindo que “com a assinatura deste protocolo, a Universidade do Algarve cumpre a sua missão social, educativa e inclusiva”.

Recorde-se que o Projeto MILAGE pretende estender o ambiente de ensino da sala de aula tradicional para uma sala de aula virtual, num sistema de aprendizagem misto (blended-learning) que combina aulas presenciais com aulas online, através de ferramentas matemáticas suportadas pelas tecnologias de informação e comunicação, como a APP MILAGE APRENDER+, desenvolvida pela Universidade do Algarve