Quais as condições exigidas para concorrer?

•  Nacionalidade

• Ser titular de uma qualificação que, no país em que foi obtida, lhe confira o direito de candidatura e ingresso no ensino superior desse país ou Titular de um diploma do ensino secundário português ou equivalente;

• Nível de conhecimento requerido da língua em que o ensino desse ciclo de estudos é ministrado (não aplicável a candidatos que tenham frequentado o ensino secundário/médio em língua portuguesa);

• Provas de ingresso exigidos para cada curso;
  • Sistema de Ponderação:

- Classificação do ensino secundário ou equivalente: 65%
    - Classificação média das provas de ingresso ou equivalente: 35%

• Se for candidato que tenha frequentado o Sistema de Ensino Brasileiro:

-  As provas de ingresso serão substituídas pelo ENEM - Exame Nacional do Ensino Médioa UAlg exige um mínimo de 500 pontos na prova de redação e pelo menos 475 pontos em cada uma das restantes provas .Verifique se tem as notas no ENEM necessárias para se candidatar (ver aqui).

Nota: Como os sistemas de ensino são diferentes em cada país, o estudante poderá substituir as provas de ingresso:

• Pelas provas de ingresso do seu país de origem que tenham validação a nível nacional;

• Por provas de nível local que tenham validação ou reconhecimento, a nível nacional, no país de origem do candidato. (Aplicável apenas aos países onde não são necessárias provas para o ingresso no ensino superior).

Em qualquer dos casos as provas/exames realizados terão de ser homólogas das provas de ingresso e a sua titularidade certificada pela autoridade competente do país em que foi obtida.

O candidato pode ainda optar por realizar as provas de ingresso portuguesas como aluno autoproposto, em Portugal ou numa escola portuguesa no estrangeiro.

•  Podem também candidatar-se os detentores de um diploma de ensino secundário (GCSE, General Certificate of Secondary Education) que tenham realizado pelo menos três disciplinas nos exames de Nível Avançado (A-Level), com pelo menos uma nota B em cada uma das disciplinas correspondentes às provas de ingresso, referidas no anexo I.1, e notas iguais ou superiores a C nas outras disciplinas  (de acordo com alínea a do n.º 1 do artigo 3, do Regulamento)