Semifinais das Olimpíadas de Química + 2018

Semifinais das Olimpíadas de Química + 2018

A Universidade do Algarve acolhe, no dia 10 de março, pelas 9h00, as semifinais das Olimpíadas de Química +, que irão realizar-se no átrio do Departamento de Química e Farmácia (DQF) da Faculdade de Ciências e Tecnologia (edifício 2), Campus de Gambelas.

Esta iniciativa contará com a participação de nove escolas secundárias da região do Algarve. As equipas em competição vêm da Escola Secundária Dr. Jorge Augusto Correia (Tavira), da Escola Secundária de João de Deus (Faro), da Escola Secundária de Albufeira, da Escola Secundária Tomás Cabreira (Faro), da Escola Secundária Dr. Francisco Fernandes Lopes (Olhão), da Escola Secundária de Pinheiro e Rosa (Faro), da Escola Secundária Poeta António Aleixo (Portimão), da Escola Secundária de Loulé e da Escola Básica e Secundária de Albufeira.

Durante a manhã, além da competição em formato de prova teórica, os alunos e os professores que acompanham as equipas vão ter possibilidade de participar em outras atividades relacionadas com a química. Destas atividades destaca-se um workshop sobre ferramentas informáticas aplicadas ao ensino da química orgânica que o DQF irá organizar para os professores que acompanham as equipas. Após a prova as equipas vão também ser convidadas a visitar os laboratórios do DQF onde podem participar em pequenas atividades experimentais.

Organizadas pela Sociedade Portuguesa de Química (SPQ), em colaboração com as Universidades do Algarve, do Minho, de Lisboa e de Aveiro e do Instituto Politécnico de Bragança, as Olimpíadas, são dirigidas aos estudantes do ensino secundário, que participam nas semifinais organizados em equipas, no máximo de três elementos cada. Apenas a equipa que, na semifinal ficar classificada em primeiro lugar, poderá participar na final das OQ+, que este ano se irá realizar na Universidade de Aveiro.

Consultar programa aqui.

Mais informação em http://www.olimpiadas.spq.pt/#mais