Setor Agrícola no Algarve

Setor Agrícola no Algarve

O NERA - Associação Empresarial da Região do Algarve, em colaboração com a Universidade do Algarve (UAlg), a AMAL- Comunidade Intermunicipal do Algarve, a Direção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve (DRAP Algarve) e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve (CCDR Algarve), vai realizar no próximo dia 22 de junho, uma iniciativa dedicada à Agricultura do Algarve. O evento terá lugar nas instalações do NERA, em Loulé, com início às 9h30.

O objetivo da iniciativa é sensibilizar a região para as potencialidades de um setor que já foi forte no passado em produção e exportação, que perdeu peso nas últimas décadas, mas que está já a recuperar em áreas importantes, ainda que longe da utilização plena de todos os seus recursos.

A iniciativa, com a duração de um dia, organiza-se em duas partes.

Uma introdução, em que haverá uma breve referência global ao passado e ao presente recente. Seguir-se-á uma segunda parte dedicada sobretudo aos diferentes setores da Agricultura da região.

Na parte inicial far-se-á um breve balanço da evolução da Agricultura nas últimas décadas, com uma forte referência ao presente, reconhecendo-se que nos últimos anos se verificou uma importante recuperação não só abrangendo setores tradicionais, como também através da introdução de novas produções. Recuperação que se fez com o recurso a muita inovação.

Pretende-se chamar a atenção para a existência de recursos endógenos, recordando que estes podem proporcionar produções e exportações significativas. E finalmente apontar para a possibilidade de assegurar um futuro de sucesso, valorizando as potencialidades existentes e dinamizando o desenvolvimento de uma Agricultura moderna, inovadora e competitiva, que se afirme com um peso importante na Economia da região.

Os Setores analisados – em sessão plenária aberta - serão, entre outros, a Horticultura e os Pequenos Frutos, a Fruticultura e a Vinha, o Pomar Algarvio, a Floresta e a Pecuária. A abordagem compreenderá um ponto de situação de cada setor, as iniciativas em curso tomadas para a respetiva valorização, assim como a evocação do seu potencial futuro, sem deixar de referir os diversos condicionalismos que afetam o setor.

Espera-se a participação de empresários representativos dos diferentes setores, autarcas, professores, ligados à problemática da Agricultura, quadros e técnicos especialistas do setor, responsáveis de organismos regionais e, naturalmente, agricultores.

Consultar programa aqui.