UAlg contrata mais de 50 doutorados ao abrigo da lei do emprego científico

A Universidade do Algarve tem aberto concurso para contratar doutorados ao abrigo da lei do emprego científico (Decreto-Lei n.º 57/2016, de 29 de agosto, alterado pela Lei 57/2017, de 19 de julho), tornando-se, assim, numa das primeiras instituições a promover o emprego científico através deste concurso internacional.

Encontra-se já aberto, edital publicado em Diário da república a 14 maio, o primeiro procedimento deste concurso internacional para o preenchimento de 28 lugares de investigadores doutorados. O segundo procedimento será aberto a 31 de agosto de 2018, altura em que parte dos investigadores cumprem os critérios de elegibilidade a financiamento da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).

A abertura deste concurso irá permitir um enorme rejuvenescimento ao nível da atividade cientifica e com benefícios óbvios na qualidade do ensino, devido à forte interação entre as atividades de investigação e de docência, que caracterizam a maioria dos cursos da Universidade do Algarve.

Os lugares são abertos no âmbito dos Centros da Universidade do Algarve - Unidades de Investigação & Desenvolvimento da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), nomeadamente, o Centro de Investigação em Biomedicina (CBMR), o Centro de Ciências do Mar do Algarve (CCMAR), o Centro de Investigação em Artes e Comunicação (CIAC), o Centro de Investigação sobre o Espaço e as Organizações (CIEO), o Centro de Investigação Marinha e Ambiental (CIMA), o Centro de Investigação em Química Ambiental (CIQA), o Centro Interdisciplinar Arqueologia e Evolução do Comportamento Humano (ICArEHB) e o Centro para Recursos Biológicos e Alimentos Mediterrânicos (MEDTIBIO).

Os concursos abrangem as diferentes áreas científicas, como as Ciências do Mar, as Ciências Biológicas, Biotecnologia, as Geociências, Biomedicina, a Arqueologia, as Artes, a Sociologia, entre outros.

Para reforçar ainda mais esta capacidade de investigação e docência, a Universidade do Algarve candidatou-se, recentemente, ao Concurso “Emprego Cientifico Institucional” da Fundação para a Ciência e Tecnologia, para a contratação de mais jovens investigadores doutorados. Com os resultados desta proposta espera-se contribuir para revitalizar o seu corpo docente e de investigadores, e potenciar ainda mais as interações entre a ciência e a sociedade em geral.