UAlg dá início à retoma gradual das atividades presenciais

​​​​​​​

​​​​​​​Terminado o Estado de Emergência, a Universidade do Algarve dará início à retoma gradual das atividades presenciais, no dia 04 de maio. Seguindo as recomendações do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, foi hoje aprovado o Plano da Universidade do Algarve para levantamento progressivo das medidas de contenção motivadas pela pandemia COVID-19.

Segundo comunicado do Reitor Paulo Águas, à Comunidade Académica, têm-se vivido e continuarão a viver-se tempos de exceção. “A resposta de todos os envolvidos tem sido extraordinária, revelando uma forte resiliência e uma grande capacidade de superação. Não têm sido tempos fáceis. Todos desejam regressar ao presencial”. O mesmo comunicado realça ainda que “durante o Estado de Emergência a Instituição não parou”, agradecendo a todos o espírito de “missão cumprida”

Porém, considerando o esforço desenvolvido na adaptação ao ensino a distância; o facto de muitos estudantes terem regressado aos seus locais de residência; a necessidade de garantir estabilidade e previsibilidade no processo ensino-aprendizagem, em diálogo com as UO (Direções e Pedagógicos) e com a AAUAlg, o calendário escolar aprovado para o ano letivo 2019/20 (Despacho RT.34/2019) permanece em vigor, nomeadamente a conclusão a 26 de maio do período de aulas do 2.º semestre, mantendo-se as atividades letivas no regime de ensino a distância.

As práticas laboratoriais que constituem pré-requisitos essenciais para o prosseguimento dos estudos e que foram gravemente afetadas pela suspensão das atividades presenciais deverão realizar-se antes do início do próximo ano letivo, não podendo ser programadas para os períodos definidos para realização de exames nos meses de junho e de julho, sendo que o resultado das mesmas não deverá ser considerado para efeitos de inscrição no ano letivo 2020/21. No início da próxima semana será publicado despacho reitoral com informação mais detalhada sobre o regime excecional de funcionamento das atividades letivas até ao final do ano escolar 2019/2020 (aulas e avaliações).

Estarão asseguradas as condições em relação ao exercício da atividade presencial (funcionários não docentes), que são naturalmente distintas para quem estará em contacto com o público (estudantes) ou para quem desenvolve a mesma em ambiente de gabinete. Por exemplo, nas atividades de contacto com o público será obrigatório o uso de máscara comunitária , o que não acontecerá para quem desenvolve a sua atividade num gabinete sem atendimento ao público.

No dia 4 de maio os portões da Universidade voltarão a estar abertos para toda a comunidade académica. Cantinas e Bibliotecas voltarão a funcionar. Os Serviços Académicos, os Serviços de Ação Social, o Gabinete de Relações Internacionais e Mobilidade e os Secretariados das Unidades Orgânicas continuarão a privilegiar o atendimento não presencial.

O Reitor alerta ainda que “cada um de nós, através da sua ação, tem um papel determinante no combate à pandemia, temos a obrigação não só de nos protegermos, mas também de proteger os outros”.

Consultar:  Plano da Universidade do Algarve para levantamento progressivo das medidas de contenção motivadas pela pandemia COVID-19

Sugere-se ainda a visualização dos seguintes vídeos:

​​​​​​​