UAlg está no Brasil

UAlg está no Brasil

A Universidade do Algarve está a participar na maior feira internacional de educação no Brasil, o Salão do Estudante do 1º semestre de 2018, que decorre em oito cidades brasileiras, de 1 a 21 de março. Este ano Portugal é o País de Honra deste evento que passará pelas principais cidades brasileiras: S. Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre, Salvador, Curitiba e Florianópolis.

O Salão do Estudante foi inaugurado no passado dia 2 de março, em pleno coração de S. Paulo, e contou com a presença da secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Maria Fernanda Rollo. A UAlg apresenta-se nesta feira com um stand próprio, contando com a presença de dois representantes da UAlg e fazendo-se acompanhar por vários “Embaixadores”, ex-alunos brasileiros da Universidade do Algarve, que contam, em primeira mão, como é «Estudar Onde É Bom Viver».

No contacto com os futuros alunos e respetivas famílias é possível promover a oferta formativa da UAlg a todos os níveis, licenciaturas, mestrados e doutoramentos, para além de abordar temas como os custos de vida, a duração dos cursos e formas de acesso. Para a Coordenadora do Gabinete de Relações Internacionais e Mobilidade, Marleni Azevedo, “este contacto é importantíssimo, uma vez que permite demonstrar a qualidade dos nossos cursos em todas as áreas de formação, o ambiente internacional que se respira nos diferentes campi e, ao mesmo tempo, o Algarve como um todo, isto é, como um destino único, cheio de oportunidades e que, cada vez mais, é procurado pelos brasileiros.”

Já Vanessa Paiva, aluna na Universidade São Francisco, no Brasil, também participou nesta iniciativa, contando a sua experiência. “No primeiro semestre de 2017 fiz um intercâmbio na Universidade do Algarve. Tive a oportunidade de crescer como pessoa, como estudante, como profissional e tive a honra de fazer amigos para sempre. Participei neste evento, dando a conhecer esta profunda experiência de vida, que hoje é o meu maior orgulho e a minha maior saudade!”

Como a UAlg aderiu ao Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) brasileiro, Thomas Ishi ingressou na Academia algarvia ao abrigo do Estatuto de Estudante Internacional, em 2015, no curso de licenciatura em Gestão de Empresas. Atualmente encontra-se na Universidade de São Paulo (USP) a fazer intercâmbio no âmbito do protocolo de cooperação que existe entre a UAlg e a USP. “Foi com muito prazer que aceitei o convite para ser um dos Embaixadores da UAlg. Será sempre uma honra poder representar uma Instituição que acolhe tão bem seus alunos internacionais. A oportunidade de compartilharmos a nossa experiência na UAlg com possíveis futuros alunos desta renomada Universidade, permite-nos, de certa forma, reviver muitas boas lembranças que tenho certeza que são comuns a todos aqueles que escolhem estudar onde é bom viver!”

Neste périplo pelo Brasil, a UAlg teve ainda a oportunidade de visitar três colégios em S. Paulo – o colégio Marista Arquidiocesano, o colégio São Luís e o colégio Dante Alighieri. Este contacto direto com o público mais jovem, que ainda se está a formar, mas que brevemente irá ingressar no ensino superior, permitirá dar a conhecer Portugal, apresentando a UAlg como uma excelente opção de escolha.

Algarve is Our Campus - Study and Research in Algarve

A participação da UAlg insere-se no projeto “Algarve is Our Campus - Study and Research in Algarve”, cofinanciado pelo Programa Operacional Regional do Algarve - CRESC Algarve 2020, através do Sistema de Apoio a Ações Coletivas – Internacionalização, que tem como objetivo promover e reforçar a notoriedade e atratividade da Universidade do Algarve e da Região, através da implementação de ações que visam a internacionalização e o consequente aumento do número de estudantes, docentes e investigadores internacionais.