UAlg e MARK 6 unem-se no combate à Covid-19

Perante a atual crise que o País enfrenta, o MARK 6, uma startup algarvia de prototipagem e inovação, vencedora do concurso IDEIAS EM CAIXA 2016 promovido pelo CRIA da UAlg, está a canalizar a sua atividade para colmatar a escassez de zaragatoas utilizadas nas colheitas de despistagem à Covid-19, produzindo diariamente cerca de 300 unidades.

​​​​​​​“Inicialmente, embora tivéssemos contactado a UAlg apresentando soluções para produzir câmaras de desinfeção UV-C, máscaras com filtro, máscaras e válvulas de venturi para oxigénio, depois de uma conversa com a diretora do curso de Medicina, Isabel Palmeirim, percebeu-se que a maior necessidade se relacionava com a produção de Zaragatoas”, recorda Joana Pedroso, estudante de Marketing na UAlg e cofundadora da empresa. E assim fizeram. “Testamos para verificar se era o pretendido e neste momento estamos já produzir 300 por dia, mas pretendemos aumentar esta quantidade”, explicou Daniel Varela, pós-graduado em Design e Prototipagem Rápida pela UAlg e também cofundador da MARK 6.

Ao entrarem em contacto com a UAlg, através do CRIA - Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia, perceberam qual a melhor forma de ajudar e, em parceria com a Universidade e com o Centro Académico de Investigação e Formação Biomédica do Algarve, que assume a designação de ABC - Algarve Biomedical Center, elaboraram vários modelos até chegarem ao mais adequado e iniciaram a produção.

Atualmente, refere Joana Pedroso, “estamos a trabalhar com voluntários e a melhorar o método de fabrico para conseguir aumentar a capacidade de produção”. Com o intuito de disponibilizar ao País as zaragatoas que são necessárias, partilharam a nível nacional o método de fabrico que desenvolveram para que mais entidades consigam produzi-las.

​​​​​​​​​​​​​​As zaragatoas são esterilizadas pela UAlg e, nesta fase, são entregues exclusivamente ao ABC - Algarve Biomedical Center, para utilizar na despistagem à Covid-19 no drive-thru junto ao Estádio Algarve e no projeto «COVID 70» que está a rastrear todas estruturas para idosos na região. Todas estas colheitas de despistagem são posteriormente analisadas no Centro de Investigação em Biomedicina (CBMR) da UAlg.

MARK 6 - Centro de Prototipagem foca-se no desenvolvimento de projetos de inovação para empresas e estudantes. Utiliza as tecnologias de prototipagem rápida para desenvolver produtos e equipamentos. Desenvolve a sua atividade no Ninho de Empresas, em Loulé, desde outubro de 2019.