UAlg participa na maior feira de Educação do mundo

Que decorre na Colômbia e no Chile

A Universidade do Algarve (UAlg) encontra-se na Expo Estudante 2018, a maior feira de Educação do mundo, que decorre de 10 a 15 de abril, na Colômbia, e nos dias 17 e 18, no Chile, para dar a conhecer as suas principais novidades de formação inicial (licenciaturas) e avançada (pós-graduações, mestrados e doutoramentos).

Na Colômbia, a comitiva da UAlg visitou , no dia 12, a Universidad Eafit, com quem já teve um histórico de relações internacionais no âmbito do primeiro mestado Erasmus Mundus em Portugal - European Joint Master in Water and Costal Management. No entanto, a UAlg pretende com esta visita reatar as relações bilaterais, avançando com a celebração de um protocolo geral de cooperação que abrirá as portas para novos projetos conjuntos de investigação e de ensino nas áreas da Sustentabilidade, Inovação, Ambiente, Economia, Engenharia, entre outras. No dia 13, a comitiva visitou ainda a Universidade de Magdalena Santa Marta, para assinar um protocolo específico de colaboração referente aos cursos de pós-graduação e mestrado entre as duas universidades.

No Chile, também serão estabelecidos protocolos de colaboração com as Universidades de  Andres Bello e Pontífice Católica.

Durante a feira, os representantes da UAlg terão oportunidade de explicar aos visitantes, em primeira mão, como é "Estudar onde é bom viver", abordando questões como o custo de vida, a duração dos cursos e as formas de acesso. Serão ainda divulgados os progamas de férias (cursos de curta duração) destinados a alunos internacionais: os "Summer Courses", para alunos até aos 18 anos que pretendem ingressar no Ensino Superior; e os "Mid Season Campus", destinados a investigadores e alunos que já frequentam o Ensino Superior, que têm como objetivo divulgar a formação avançada da UAlg em duas áreas distintas, Economia e Biologia/Ciências do Mar.

Na UAlg, os cursos são lecionados em Português, o que na opinião da vice-reitora para a Investigação e Internacionalização, Alexandra Teodósio, “facilitam a colaboração com a América Latina no ensino e na investigação, porque o Português e o Espanhol são muito próximos.”

Para a coordenadora do Gabinete de Relações Internacionais e Mobilidade, Marleni Azevedo, "este contacto é muito importante porque permite demonstrar a qualidade dos nossos cursos em todas as áreas de formação, o ambiente internacional que caracteriza a UAlg e, ao mesmo tempo, o Algarve como um todo, ou seja, como um destino único, repleto de oportunidades e que, cada vez mais, é procurado por estrangeiros.”

“Algarve is Our Campus - Study and Research in Algarve”

A participação da UAlg insere-se no projeto “Algarve is Our Campus - Study and Research in Algarve”, cofinanciado pelo Programa Operacional Regional do Algarve - CRESC Algarve 2020, através do Sistema de Apoio a Ações Coletivas – Internacionalização, que tem como objetivo promover e reforçar a notoriedade e atratividade da Universidade do Algarve e da Região, através da implementação de ações que visam a internacionalização e o consequente aumento do número de estudantes, docentes e investigadores internacionais.