Visita oficial do Embaixador de Marrocos à UAlg

Visita oficial do Embaixador de Marrocos à UAlg

O embaixador de Marrocos em Portugal, Othmane Bahnini, realizou uma visita oficial à Universidade do Algarve, no dia 24 de julho, onde foi recebido, às 11h30, pelo reitor, Professor Doutor Paulo Águas.

Além do embaixador, que chegou recentemente a Portugal, integravam ainda a comitiva o primeiro conselheiro da Embaixada do Reino de Marrocos em Portugal, Yassin Khatib, e o cônsul honorário do Reino de Marrocos no Algarve, José Alberto Alegria.

Depois dos habituais cumprimentos, realizou-se uma reunião de trabalho onde a vice-reitora para a Investigação e Internacionalização, Alexandra Teodósio, apresentou alguns dados e números que ilustram a cooperação da UAlg com este país.

Há muito que a UAlg tem vindo a apostar na aproximação e intensificação das relações bilaterais com Marrocos. De 2013 a 2017, a Academia algarvia integrou, ao abrigo do Programa TEMPUS, o projeto RECET, coordenado pela Université Hassan 1er, do qual fizeram parte mais de uma dúzia de universidades marroquinas, com o objetivo da trocar boas práticas e encontrar as melhores soluções para o fortalecimento de competências no âmbito da avaliação institucional. Esta cooperação permitiu dar os primeiros passos no desenvolvimento de novos projetos.

Desde 2015, no âmbito do Programa Erasmus+, e através de vários projetos de International Credit Mobility (ICM), a Universidade do Algarve tem vindo a consolidar a sua aproximação com Marrocos.

Com a coordenação da UAlg, em 2016 foi aprovado o consórcio nacional Erasmus+ ICM - MARE NOSTRUM, com o intuito de promover a cooperação nacional de Norte e a Sul, tendo como objetivo a atração de novos estudantes e a disseminação das oportunidades existentes nas universidades marroquinas em várias áreas de estudo. Estas parcerias também permitiram fortalecer as relações bilaterais existentes entre os dois países, que beneficiam quer pela proximidade, quer pela história.

Esta colaboração estende-se ao nível da comunidade académica, com instituições como a Université Cadi Ayyad; Université Mohammed V Rabat; Université Sidi Mohammed Bem Abdellah e Université Hassan 1er. Ao todo já passaram pela UAlg cerca de 20 estudantes marroquinos e 15 colaboradores (docentes, investigadores…). De igual forma, alguns docentes da UAlg têm efetuado estadias de curta duração nestas universidades onde, além da troca de boas práticas, têm assegurado a lecionação de algumas disciplinas, bem como o desenvolvimento de contactos para a submissão de novos projetos de cooperação.

A comitiva marroquina ficou ainda a saber que, atualmente, a UAlg também desenvolve com Marrocos projetos na área do empreendedorismo e mantém o foco de continuar a desenvolver novas e melhores relações de cooperação, quer no âmbito do ensino e da investigação, quer no âmbito empresarial e da inovação. Perspetivam-se futuros projetos conjuntos e novas oportunidades de financiamento, que permitirão continuar a intensificar estas relações bilaterais.

Participaram ainda nesta reunião o antigo reitor da UAlg, João Guerreiro, conhecedor da realidade marroquina e a desenvolver projetos com a comunidade científica deste país, e os professores Karim Erzini e Amine Berquia, de nacionalidade marroquina, a lecionar na UAlg.

André Botelheiro, coordenador do Gabinete de Comunicação e Protocolo, Marleni Azevedo, coordenadora do Gabinete de Relações Internacionais e Mobilidade, e Hugo Barros, coordenador do CRIA - Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia, também se fizeram representar.

A terminar a reunião, o embaixador pôde ainda contactar com alguns alunos marroquinos que se encontram atualmente a realizar mestrado na UAlg.