Bienal Ibérica de Património Cultural

Loulé
Sexta, 11 Outubro, 2019 até Domingo, 13 Outubro, 2019

​​​​​​​A Universidade do Algarve irá marcar presença na Bienal Ibérica de Património Cultural, que irá decorrer de 11 a 13 de outubro, na cidade de Loulé.

​​​​​​​Dedicada à temática da "Sustentabilidade no património cultural”, e com Marrocos como país convidado, a iniciativa conta com especialistas e profissionais de outros países, como Brasil, Holanda, Itália e Áustria. Tem como principais objetivos a promoção, valorização e visibilidade do Património Cultural, através da agregação dos agentes que atuam no setor e que marcam presença na Bienal.

Para além desta dimensão, é igualmente um evento que procura evidenciar como o património cultural é uma fonte inesgotável de inspiração para matérias lúdicas e pedagógicas, apresentando ainda uma programação cultural e de atividades de educação patrimonial durante os três dias.

O programa desta edição conta assim com momentos musicais, itinerários temáticos, ateliers criativos, exposições, cerimónias e video-mapping, além de diversos seminários e apresentações técnicas por parte dos expositores do evento.

​​​​Além de marcar presença com um stand informativo e interativo, a participação da UAlg na Bienal também se estenderá à coordenação de alguns roteiros. No dia 11 de outubro, às 16h00, Luís Filipe Oliveira, docente da UAlg, irá coordenar um roteiro dedicado aos “Banhos Islâmicos e a Casa Senhorial dos Barretos em Loulé”. Já no dia 12, às 10h00, Maria João Valente, docente e arqueóloga, conduzirá um roteiro sobre “As práticas da Dieta Medieval e Moderna em Loulé”. No último dia, às 10h00, Francisco Lameira, docente da UAlg e especialista em arte sacra, orientará uma visita à igreja de São Lourenço de Almancil.

Mais informação e programa completo disponíveis em https://www.bienalarpa.pt/​​​​​​​

Share Partilhar