Ciclo de Cinema “Herético e Libertário” - Exibição dos filmes "Cadavre Exquis" e "Herdade do Zambujal"

Campus da Penha - Anfiteatro Paulo Freire da Escola Superior de Educação e Comunicação
Quarta, 15 Maio, 2019 - 14:30 até 17:00

O ano de 2019 será marcado por um ciclo de Cinema em homenagem a Vítor Reia-Baptista, professor da Universidade do Algarve, que faleceu a 16 de agosto de 2018. Organizado pelo Cineclube de Faro em parceria com a UAlg e com o Centro de Investigação em Artes e Comunicação (CIAC), este ciclo conta com oito sessões, que terão lugar mensalmente, às quartas-feiras, terminando em janeiro de 2020, mês em que se assinala o aniversário de nascimento do homenageado, com o filme “L’Âge d’Or”, de Luis Buñuel.

A próxima sessão acontecerá no dia 15 em que irá passar a versão linear do filme “Cadavre Exquis” de Bruno Mendes da Silva que conta com Vítor Reia-Baptista como um dos guionistas e como voz-off do filme. À tarde será exibido o filme “Herdade do Zambujal”, realizado em 1975 pelo próprio Reia-Baptista, em conjunto com Manuel Bento, sobre o processo revolucionário, que mostra a ocupação da Herdade do Zambujal por trabalhadores que nela pretendem reativar a produção agrícola e constituir uma escola para os seus filhos. A sessão contará com a moderação do professor Bruno Mendes da Silva.

Esta sessão, que assume a forma de aula aberta, acontece no Anfiteatro Paulo Freire, na Escola Superior de Comunicação e Educação, no Campus da Penha, pelas 14h30, e conta com o apoio do ANIM – Arquivo Fílmico e Videográfico da Cinemateca Portuguesa.

Proeminente estudioso da literacia fílmica em Portugal, envolvido em inúmeros projetos nacionais e internacionais nesta área de estudo, Vítor Reia-Baptista foi um dos investigadores que esteve na génese do (CIAC) da UAlg.

Os filmes, apresentados por colegas e amigos, preveem a presença de diferentes convidados em cada mês para uma conversa pós-filme. Destaca-se, ainda, a programação do mês de maio, em conjunto com o curso de Ciências de Comunicação da UAlg, criado na Escola Superior de Educação e Comunicação pelo professor Vítor Reia-Baptista.

O Ciclo “Vítor Reia-Baptista: Herético e Libertário” conta com o apoio do Instituto do Cinema e do Audiovisual, do Instituto Português do Desporto e da Juventude e do Município de Faro.

Bilheteira: 4€ público/ 1€ sócios/ Entrada gratuita: estudantes e docentes JCE

A programação completa pode ser consultada aqui

Share Partilhar